A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e concessionárias de saneamento básico continuam, esta semana, com a operação “Missão Mais Água”, que tem como foco o combate a ligações irregulares em diversas regiões do estado. A iniciativa faz parte do Programa Mais Água Alagoas, que tem como objetivo garantir segurança hídrica e ampliar a oferta de água para toda a população alagoana.
LEIA TAMBÉM
Na segunda-feira (6), cerca de 40 profissionais das áreas operacionais da Casal e das concessionárias iniciaram os trabalhos de fiscalização em adutoras e ligações domiciliares. As vistorias foram feitas inicialmente na região da Bacia Leiteira, especificamente na zona rural dos municípios de Olho d’Água das Flores, São José da Tapera, Monteirópolis e Pão de Açúcar.
Nesse primeiro dia de ação foram visitados 118 imóveis – sítios, chácaras, campos de futebol e restaurantes - e detectadas nove irregularidades, sendo oito ligações clandestinas e um hidrômetro grampeado. Além disso, foram efetuadas 18 substituições de hidrômetros e 10 cortes em ramais.
A operação, coordenada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), contou com apoio de efetivos da Polícia Militar de Alagoas. A Casal lembra que quem quiser denunciar alguma irregularidade no consumo de água pode ligar para o número 0800 082 0195.
Derramamento de esgoto em praia de Maragogi - Uma grande quantidade de água de esgoto e de lixo invadiu o mar de Maragogi, Litoral Norte de Alagoas, nesta terça-feira, 7, e chocou banhistas e comerciantes do local. O derramamento da água suja e dos resíduos descartados pela população, na direção da praia, aconteceu devido a uma problema relacionado ao saneamento básico do município, de acordo com nota técnica emitida pela prefeitura. A empresa responsável pelo serviço foi multada em R$ 500 mil.
Imagens que circularam nas redes sociais mostram o momento em que o esgoto passou pela faixa de areia e chegou no mar da cidade, uma das regiões turísticas mais procuradas do Estado. Clique aqui e veja a matéria completa.
Por meio de nota, a Prefeitura de Maragogi confirmou que a empresa Verde Alagoas, responsável pelo saneamento básico da região, já recebeu o Auto de Infração emitido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Ela foi multada em R$ 500 mil.
A Verde Alagoas disse que o problema foi causado pela interligação de redes pluviais na rede de esgoto e por ligações irregulares nas residências próximas da praia. Ela destacou que os órgãos municipais são responsáveis pela fiscalização de irregularidades no sistema de drenagem.
LEIA MAIS
+Lidas