O artista Alberto Pereira criou um projeto em que ele altera quadros renascentistas com colagens de personagens negros. Geralmente, esse tipo de arte representa pessoas brancas, na maioria, europeus. Porém, o projeto #NegroNobre quer mudar essa realidade mostrando a importância de artistas negros na sociedade.
LEIA TAMBÉM
De acordo com ele, tudo partiu de “uma brincadeira” que virou coisa séria quando seu trabalho ganhou destaque "Sempre gostei de trabalhar com colagem. Um belo dia, tive a ideia e fiz com o meu rosto. Gostei do resultado e guardei para mim".
Então, o artista teve a ideia de colocar “uma galera da pesada” nas imagens. Uma das escolhidas foi a cantora Sandra de Sá que acabou vendo o trabalho e gostando mundo da imagem.
— Ela gostou pra caramba e compartilhou. Aí comecei a ver que, além da graça, também é um trabalho de empoderamento. Comecei a conceituar.
Segundo ele, a escolha das pessoas que são homenageadas é aleatória. Porém, ele diz que procura um lado “popular” para suas obras. Além disso, ele diz que tudo depende, também, da combinação do quadro com o rosto da pessoa que será retratada.
Além do trabalho no computador, ele também “vai para a rua” e deixa sua arte exposta em paredes pelo Rio de Janeiro, onde vive.
"Ano passado tiveram duas exposições no dia da consciência negra. [O trabalho] não é para apontar o que é certo e o que é errado. É mais para gerar uma discussão e ver como as pessoas entenderiam", diz.
No site e na conta do artista no Instagram é possível conhecer mais o trabalho. Fazendo colagens no computador, o artista muda a história da obra e coloca o negro em lugar de destaque.
De acordo com ele, tudo partiu de “uma brincadeira” que virou coisa séria quando seu trabalho ganhou destaque.
+Lidas