A manifestação contemporânea da arte através de produtos colecionáveis ganhou o mundo, surgindo ainda nos anos 90 através dos grafites que eram feitos em cartazes publicitários em ônibus nos Estados Unidos. A figura do grafiteiro Brian Donnelly, também conhecido como Kaws, se tornou referência para artistas que expõem seus talentos em “bonecos para adultos” ou somente Toy Art, fazendo com que a arte chegasse com grandiosidade no Brasil.
LEIA TAMBÉM
Em uma tela de três dimensões, é possível reunir conceitos da arte urbana mesclando design, grafite e moda em brinquedos feitos para decorar ou colecionar. Feito a mão e dirigido principalmente para o público acima dos 14 anos, o conceito despertou o interesse do artista Geraldo Lopes durante uma viagem por Nova York em 2019 ao descobrir lojas do segmento e conhecer artistas consagrados nos Estados Unidos.
Segundo o designer, foi durante a pandemia que se iniciou o desejo de tocar o projeto de construir uma marca voltada para a criação desses bonecos. “Nessa época eu comecei a pesquisar sobre o mundo dos toys arts e eu percebi que no Brasil esse nicho ainda estava no inicio. Foi a partir daí que eu tive a ideia de lançar a GeoToy e dar mais visibilidade ao conceito de toy art no país”, conta Geraldo Lopes.
Durante dois anos de trabalho, o artista já participou de exposições importantes no segmento, como a Playmobil Art Experience, que aconteceu em São Paulo no ano passado. O evento foi organizado pela Sunny Brinquedos, que convidou 13 artistas renomados em arte urbana e grafite no Brasil para compor a exposição de toy art em tamanho gigante.
“Nós aceitamos a ideia e customizamos um Playmobil em tamanho real. A exposição está rodando ainda o Brasil, nos principais shoppings da rede Iguatemi no país, sendo uma experiência única, como artista, participar de um evento gigante como esse”, destaca.
Além disso, Geraldo já fez criações para empresas como a Epson Brasil, Dryko Impermeabilizantes e Bontempo, contando também com parcerias como a da XFlow, entre outras empresas de lançamentos de cursos na internet.
Com pouco tempo no mercado, o toy designer encontrou no investimento em algo pouco conhecido uma oportunidade de oferecer produtos com uma diversificação de toys customizáveis, destacando o fato dos produtos serem personalizáveis para cada cliente. As inspirações para as criações vem da arte popular, do grafite e do pop art junto a nomes consagrados como o Eduardo Kobra, Banksy, Richard Orlinski, entre outros. Para o criador dos brinquedos, trabalhar com peças personalizadas implica em se debruçar sobre pesquisas em busca de inovar dentro de um mercado que está em constante transformação.
Tamanho sucesso em território nacional fez com que Geraldo Lopes começasse a considerar a expansão da GeoToy, a partir dos números de peças já fabricadas. “Nós produzimos mais de dois mil toys art nesses dois anos de empresa no Brasil. E esse ano eu recebi um convite de uma amiga para montar um ateliê nos Estados Unidos. Vamos dar início ao projeto no mês de abril e o espaço ficará na cidade de Dallas, no Texas”, informa.
Ao explicar mais sobre a interação entre a cultura pop e o toy art, o artista explica que as características dos pedidos influenciam bastante no tipo de arte que ele produz. “Nós recebemos encomendas de clientes querendo peças exclusivas que tratem de temas específicos como a música, cinema, esportes, profissões ou hobbies. Isso torna o toy art um artigo com bastante identidade expressiva dentro do ambiente. Ao adquirir um, é possível ter uma obra de arte moderna com a identidade própria de quem comprou e também de quem customizou. Isso faz com que um conteúdo se torne popular e entre no segmento da cultura pop”, finaliza.
LEIA MAIS
+Lidas