Algumas pesquisas já mostraram que a felicidade é um fator importante para a produtividade nas empresas. Funcionários mais felizes costumam trabalhar melhor, como indica, por exemplo, um estudo da Saïd Business School da Universidade de Oxford. Mas diante de incertezas econômicas, explosão de burnout e mudanças profundas nos modelos de trabalho, como buscar mais satisfação no dia a dia?
LEIA TAMBÉM
“As técnicas para encontrar a felicidade no trabalho são as mesmas que você usaria em qualquer área [da vida]”, diz Sonja Lyubomirsky, autora do livro The Myths of Happiness e professora de psicologia na University of California, Riverside. “Existem diferentes maneiras de se comportar e pensar que vão melhorar seu humor e torná-lo resiliente, mesmo em tempos de incerteza", acrescenta.
Em entrevista à revista americana Fortune, especialistas e pesquisadores compartilham 5 estratégias que você pode adotar na rotina para ser mais feliz no trabalho. Confira:
1. Foco no presente
Embora possa parecer simples, um dos melhores métodos para ter mais felicidade em seu trabalho diário é focar no presente, diz Jocelyn Michelle Reaves, executiva de saúde que se tornou empreendedora do Fireside Insights. “Isso pode trazer uma sensação de paz para qualquer circunstância e, finalmente, abrir o caminho para sentir alegria no trabalho”, explica ela.
“É fácil ficar atolado em pensamentos sobre a recessão ou possíveis demissões, mas o fato é que o único momento que você pode controlar é o momento presente.” Para conseguir isso, Reaves sugere reorientar sua atenção para o que você pode fazer agora. “Isso permitirá que você recupere um senso de confiança, consciência e poder pessoal”, diz.
2. Criando laços saudáveis
Conectar-se com colegas é uma estratégia que vale a pena, esteja você no escritório ou remotamente. Em outras palavras, as pessoas podem te fazer feliz, diz Sonja Lyubomirsky. “Encontre as pessoas que o ajudam no local de trabalho e promova esses relacionamentos. Qualquer coisa para melhorar relacionamentos novos ou antigos pode ser um antídoto para a insatisfação no local de trabalho.”
Para isso, a psicóloga faz algumas sugestões. Considere ingressar em um projeto voluntário, por exemplo, participar de um happy hour relacionado ao trabalho ou procurar grupos de engajamento entre funcionários. Se eles não existirem, tente lançar um você mesmo. E se puder ajudar um colega, faça. “Ser gentil e atencioso com os outros deixa você mais feliz e ainda mais criativo”, diz Lyubomirsky.
3. Mais habilidades e diversidade nas tarefas
Procure lugares para expandir seu conjunto de habilidades ou adicionar novas tarefas ao seu dia. Não deixe que as partes infelizes do seu trabalho ofusquem as partes que você gosta, sugerem as especialsitas. “Que trabalho ou realizações fazem você se sentir bem?” pergunta Nina Vasan, diretora médica da plataforma de saúde mental Real. “Incorpore-se a eles e, em seguida, identifique e resolva os estressores específicos no trabalho.”
4. Infusão de positividade no dia
Criar felicidade no trabalho depende em grande parte da forma como você enxerga o dia a dia. Lembre-se de que as emoções positivas neutralizam as negativas, diz Lyubomirsky. “Pode parecer trivial, mas cria mais explosões de emoção positiva ao longo do dia”, diz ela. “Faça algo que goste, como caminhar 10 minutos ou conversar com um colega favorito. Faça isso cinco vezes ao dia e realmente pode aumentar.
5. Se tudo isso falhar…
Se você já utilizou todas as estratégias recomendadas, mas ainda luta para se sentir feliz no trabalho, talvez seja hora de seguir em frente e considerar outras opções. Esse é o caminho que Amanda Guisbond seguiu, conta a Fortune. Profissional de comunicação e agora proprietária da Intersection Health, Guisbond diz que nunca esteve tão feliz no trabalho. Interrupções da era pandêmica, demissões e o que ela chama de “cultura do trabalho tóxico” levaram Guisbond a dar um salto de fé e se tornar empreendedora. “Toda a minha carreira tem sido uma tese sobre como encontrar alegria no trabalho”, diz ela. “Refleti sobre mim mesmo, sobre os serviços que gosto de oferecer e lancei um negócio fazendo o que amo.”
LEIA MAIS
+Lidas