Conteúdo de Marca

Protetor solar: saiba o melhor FPS, quantidade e forma adequada de usar

Ana Carla Vieira | 31/12/23 - 13h26
Freepik

Passar protetor solar diariamente deveria ser um hábito para todos, especialmente em um país tropical como o Brasil. Mas, para que o produto aja com ainda mais eficácia, protegendo contra os efeitos nocivos dos raios de sol, há algumas questões que devem ser observadas tanto na escolha do protetor como também na aplicação em si.  

De acordo com a dermatologista oncológica da Oncoclínica Alagoas, Drª Ana Carolina Beraldo, há seis passos básicos quando o assunto é se proteger do sol e evitar problemas como o câncer de pele.

“O primeiro passo é escolher um protetor solar adequado para o seu tipo de pele. Lembrando que o fator de proteção solar, o FPS, deve ser sempre maior que 30 para qualquer tipo de pele. E quanto mais clara for a pele, maior deve ser o FPS, mas sempre acima de 30", inicia a médica. 

 Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) pontua ainda que é preciso levar em conta a forma do produto. “O ‘veículo’ do produto– gel, creme, loção, spray, bastão – também tem de ser considerado, pois isso ajuda na prevenção de acne e oleosidade comuns quando se usa produtos inadequados para cada tipo de pele. Pacientes com pele com tendência a acne devem optar por veículos livres de óleo ou gel creme. Já aqueles pacientes que fazem muita atividade física e que suam bastante, devem evitar os géis, pois saem facilmente”, diz a SBD.

"O segundo passo é passar o protetor solar 30 minutos antes de se expor ao sol. Para o rosto, a quantidade adequada é de uma colher de chá. E, para o corpo todo a medida correta é de 3 colheres de sopa", explica a médica.

Segundo a especialista, também pode ser usada a regrinha dos 3 dedos para o rosto, conforme a imagem abaixo: 

  • O terceiro passo é espalhar o protetor solar da forma correta. “Nem deixando pouco, nem em excesso. Lembrando sempre de aplicar na região das orelhas, no pescoço, no dorso da mão e no dorso dos pés”, enfatiza Drª Ana Carolina.
  • O quarto é reaplicar o protetor solar a cada duas horas, ou caso tenha entrado em contato com água, transpirado ou utilizado toalhas
  • Evitar o sol entre as 10h e as 16h, e usar roupas e acessórios pra auxiliar, como chapéus, camisas UV, óculos e procurar lugares que sempre tenham sombra é o quinto passo listado pela médica.
  • “E o sexto passo é se divertir e aproveitar do sol com responsabilidade”, finaliza a profissional.

Serviço

O TNH1, reconhecendo a importância de campanhas de conscientização e para levar ainda mais informação, durante este mês, em parceria com a Oncoclínica e a Unima Afya, realiza a série "Cores da Prevenção: Dezembro Laranja”, uma série de reportagens sobre câncer de pele.

Na Oncoclínica, pacientes em tratamento contra o câncer recebem tratamento humanizado, com equipe multiprofissional.

A Unima/ Afya disponibiliza orientação jurídica e atendimento gratuito para a comunidade em sua clínica de saúde.