Conteúdo de Marca

Prevenindo o câncer de próstata: carne vermelha é mesmo "vilã"? Veja alimentos indicados

Ana Carla Vieira | 23/11/23 - 09h49
Freepik

A alimentação saudável, assim como a prática de exercícios físicos, são fundamentais para a prevenção do desenvolvimento do câncer de próstata, e do câncer de uma maneira geral. Gorduras saturadas de origem animal, por exemplo, são reconhecidamente associadas à alta incidência do câncer de próstata.

Além disso, conforme a nutricionista da Oncoclínica Alagoas, Yoná Oliveira, em caso de diagnóstico positivo para o câncer, é necessária uma dieta que proteja as células do corpo contra os danos do DNA.

Como forma de prevenção, é indicado o consumo moderado dos alimentos, em geral, dando preferência a uma alimentação saudável. “Precisamos também da ingestão adequada de água diariamente, prática de atividade física e controle de peso”, reforça a nutricionista.

A profissional ressalta ainda que o consumo da carne vermelha deve ser sempre moderado. “O consumo da carne vermelha deve ser moderado e devemos ter cuidado com o tipo de preparação, como as mal passadas num churrasco. A verdade é que o consumo de carne vermelha favorece, sim, o desenvolvimento do câncer de próstata”, explica Yoná.

Para quem está passando por tratamento, o acompanhamento de um nutricionista ajuda com a assistência para garantir melhor qualidade de vida do paciente. “Com as escolhas certas, podemos minimizar os efeitos colaterais do tratamento”, enfatiza a nutricionista.

“A alimentação de um paciente diagnosticado com câncer de próstata deve ser rica em frutas, preferencialmente as cítricas, como laranja, caju, acerola e abacaxi, além de vegetais e carnes brancas. É importante incluir na dieta também vegetais crucíferos, como couve-flor, couve folha e brócolis, que protegem as células do corpo contra os danos ao DNA”, detalha.

Além disso, devem ser evitados:

  • carnes gordurosas;

  • carnes mal passadas;

  • enlatados;

  • alimentos ultraprocessados;

  • embutidos;

  • refrigerante em excesso, e

  • álcool.


“Após o tratamento, o indicado ao paciente é que faça mudança nos hábitos alimentares, com alimentação saudável, permanecendo em acompanhamento nutricional por um período”, explica Yoná.

Serviço

TNH1, reconhecendo a importância de campanhas de conscientização e para levar ainda mais informação, durante este mês, em parceria com a Oncoclinica e a Unima Afya, realiza a série "Cores da Prevenção: Novembro Azul”, uma série de reportagens sobre câncer de próstata e a saúde do homem.

Na Oncoclínica, pacientes em tratamento contra o câncer recebem tratamento humanizado, com equipe multiprofissional.

Unima/ Afya disponibiliza orientação jurídica e atendimento gratuito para a comunidade em sua clínica de saúde.