Conteúdo de Marca

Emagrecer com saúde: por onde começar?

ANA CARLA VIEIRA | 29/08/24 - 10h37
Foto: Freepik

Dados do Ministério da Saúde apontam que mais de 60% da população adulta brasileira apresenta excesso de peso, sendo a maior prevalência no público feminino (62,6%). 

Perder peso é um desejo para muita gente, seja de olho na saúde ou em questões estéticas. Como fazer isso de forma saudável, sem cair nas armadilhas das dietas radicais ou no famoso “efeito sanfona”, é o desafio. 

Segundo a nutricionista Letycia Nogueira, do Laboratório Pro Clínico,engana-se quem pensa que a quantidade de calorias é determinante para quem quer perder peso. “Não basta apenas ter poucas calorias para emagrecer, isso não é determinante para o emagrecimento, mas sim focar na qualidade do alimento, na qualidade do que a gente come”, diz Letycia. 

“A indústria, muitas vezes, coloca no rótulo light, diet, a pessoa acha que é saudável, mas quando vê não tem uma composição legal”, complementa a nutricionista.

“O nosso corpo precisa das calorias para executar as tarefas comuns. Muitas vezes as pessoas acham: ‘vou ficar sem comer para emagrecer’ e não dão o combustível certo para o corpo. Ou então come pouquinho, mas um alimento que tem muitas calorias e a pessoa não enxerga isso. Muitas vezes um biscoitinho no trabalho, três balinhas de caramelo que acompanham o café, equivalem a um prato de comida, de uma boa refeição que você poderia fazer. Se você come pouco, passa fome, logo logo você desiste, não consegue manter a constância. E aí fica naquele ciclo: ‘estou de dieta, preciso comer pouco’, ‘se eu tô de dieta preciso sofrer’. E às vezes aquele pouco tem pouca caloria, aí não consegue perder o peso, e fica nesse ciclo”, explica a profissional. 

Viviane: mudança nos hábitos ajudou a eliminar 20kg  

Viviane Santos é publicitária, mora em Maceió, e depois de engordar 20 kg, resolveu mudar os hábitos. “Eu tava muito cheia no trabalho, acordava, comia qualquer coisa, saía para trabalhar, não tinha hora para voltar. Muitas vezes almoçava em frente ao computador e ia buscando o que era mais prático. Pedia comida no delivery pensando no conforto, mas não estava prestando atenção no que eu estava fazendo. Em alguns anos eu me distanciei de quem eu era”, relata a publicitária.

“O start veio ao me olhar no espelho e não me reconhecer. Percebi que até as minhas atitudes tinham mudado. Eu entrei na terapia e uma das primeiras coisas que a terapeuta falou foi: ‘você precisa fazer atividade física e mudar sua alimentação’. Porque muitas vezes a gente acha que está com sintomas de depressão, mas na verdade é uma deficiência de vitamina. Ou você está tão sedentária que os hormônios da felicidade não estão sendo produzidos da forma certa”, enfatiza Viviane.  

A publicitária Viviane Santos e a nutricionista do Pro Clínico, Letycia Nogueira, participaram do 2º episódio do Videocast Saúde em Foco 

A mudança dela começou a acontecer após os resultados dos exames. Vivane diz que passou a fazer melhores escolhas na alimentação e trocou o hambúrguer no almoço por uma salada com arroz e feijão. Hoje, ela se dedica à academia e ao crossfit e tem uma alimentação saudável. 

“Às vezes as pessoas ficam esperando o momento certo, o momento ideal, para começar a dieta. ‘Ah, vou começar na segunda-feira’, ou ‘vou começar quando voltar de viagem’. Mas nunca vai ter o momento certo. E também não precisa ser 8 ou 80, ou tudo ou nada, viver nos extremismos de dizer ‘a partir de amanhã vou começar a comer 100% saudável’. Se você começar no primeiro dia ajustando o seu café da manhã, depois você vai ajustando seu café da manhã e seu almoço… cada um vai tendo a evolução de acordo com a intensidade que quer dar”, indica a nutricionista Letycia Nogueira. 


Antes e Depois da publicitária Viviane Santos

Veja a seguir os principais pontos para quem quer emagrecer e não sabe por onde começar:
 

  • O primeiro passo é querer. “Se você não quer, não tem quem faça por você”, diz Letycia;

  • Organização e planejamento. Dica: já deixar tudo pronto no dia anterior, desde as roupas até os suplementos, quando for o caso. “A questão da organização é você facilitar a sua vida. Eu já deixo organizada a roupa que eu vou treinar, a roupa que eu vou trabalhar, eu não vou precisar pensar muito ‘que roupa vou vestir?’, e isso já facilita a minha vida para que eu tenha mais tempo de fazer o meu café da manhã que eu gosto, por exemplo. A questão da organização faz muita diferença porque você está se ajudando. É você fazer escolhas melhores em tudo”, compartilha a publicitária, Viviane Santos.

  • Priorizar a qualidade do alimento. “Para de buscar praticidade dos produtos industrializados, dos que vêm no pacote, mesmo que no pacote diga que é fit, light ou diet. Prioriza comida de verdade. Coloca mais vegetais no seu prato, mais salada, mais legumes, mais proteínas, frango, ovo, carne, peixe, mais frutas no seu dia a dia, mais grãos integrais, para você ter mais saciedade durante o dia e parar de buscar lanchinhos”, ressalta a nutricionista;

  • Faça atividade física “Ao menos uma caminhada de 10 ou 15 minutos, todos os dias, para começar… A gente tem que entender que o feito não pode ser inimigo do perfeito. Se você não consegue a perfeição, o melhor que você possa fazer já é totalmente válido e assim você começa a ver as melhorias”, finaliza Letycia Nogueira.

“Emagrecimento saudável: é possível?” foi o tema escolhido para o segundo episódio do Videocast “Saúde em Foco”, um projeto do Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM)  em parceria com o Centro Universitário Cesmac e o Laboratório Proclínico.  

O videocast é comandado pela apresentadora Beatriz Lacerda e exibido no YouTube da TV Pajuçara. Assista aqui ao Episódio 02.