Conteúdo de Marca

4 opções de criptomoedas para diversificar seus investimentos

15/12/23 - 18h53
Reprodução

Autor: Marcelo Berenstein.

As perspectivas macroeconómicas para 2024 preveem a continuação de taxas de juro elevadas nos EUA e no continente europeu. No Brasil, o ciclo descendente da SELIC, a taxa básica de juros da economia, deverá continuar. No entanto, os cenários externos e possíveis alterações nos quadros orçamentais nacionais representam uma ameaça a este cenário.

Após dois anos de subida das taxas de juro, 2024 parece ser um período mais estável para as principais economias; vinculado as tendências da inflação e da movimentação econômica global. Além disso, permanecem as incertezas no panorama geopolítico, realçadas pelos conflitos entre os EUA e a China, a Rússia e a Ucrânia, Israel e o Hamas, e a reestruturação das cadeias de produção de energia na transição para recursos “limpos”.

No panorama brasileiro, o crescimento econômico enfrentará obstáculos devido ao recente aperto monetário e ao enfraquecimento da situação global. Este ano é também o primeiro ano do novo quadro fiscal proposto pelo atual governo e os mercados mostram algum ceticismo em relação às metas estabelecidas.

Espera-se também que 2024 seja um ano favorável para investir em criptomoedas. Em primeiro lugar, este será provavelmente o ano em que as taxas de juro dos EUA começarão a cair, encorajando a procura de retornos mais elevados sobre o rendimento variável. Em segundo lugar, este ano será o ano em que o novo evento, denominado halving do Bitcoin começará. Por fim, também é esperada a introdução dos primeiros ETFs (Exchange Traded Funds) para criptomoedas, especificamente Bitcoin e Ethereum.

Investimentos em Bitcoin

O BTG Pactual (BPAC11) destaca que grandes instituições financeiras estão atentas ao Bitcoin e esperando aprovação para ETFs de Bitcoin nos Estados Unidos. A teoria das moedas virtuais como reserva de valor ganhou importância após o colapso de grandes bancos, como o Silicon Valley Bank, e aos crescentes conflitos políticos no mundo. Apesar disso, a atual situação macroeconômica nos Estados Unidos, onde os impostos e a inflação permanecem em níveis elevados devido ao aumento agressivo da oferta monetária pós-COVID-19, está a criar uma atmosfera de instabilidade monetária. Essa instabilidade destaca a importância do Bitcoin. O Bitcoin provou ser um ativo potencialmente resiliente face à desvalorização da moeda porque é previsível e tem oferta limitada.

Bitcoin (BTC) é a primeira criptomoeda descentralizada a ser lançada globalmente, introduzindo a tecnologia blockchain que permite transações digitais, através de plataformas de investimento, sem a necessidade de intermediários. Tem sido a criptomoeda líder em termos de valor de mercado, com uma capitalização de mercado de mais de US$ 1 trilhão, desde sua estreia no mercado em 2008.

Investimentos em Ethereum

Após o seu primeiro lançamento em 2015, a Ethereum apareceu oferecendo propostas para introduzir ferramentas mais sofisticadas no mundo blockchain e ampliar as aplicações da tecnologia. Ao longo dos anos, depois de várias atualizações que melhoraram significativamente sua arquitetura, o Ethereum se tornou a plataforma de contrato inteligente mais popular do mundo, e o token ETH se tornou o segundo maior ativo criptográfico do mundo em termos de valor de mercado.

Durante grande parte da década passada, a criptomoeda foi a rede mais utilizada para o desenvolvimento de aplicações descentralizadas, formando a uma base do ecossistema de criptomoedas. E uma das principais limitações arquitetônicas, a escalabilidade da rede, foi abordada por meio de atualizações na rede principal para melhorar a integração com soluções de escalabilidade. O interesse de instituições no Ether tem crescido, com grandes gestores de ativos.

Investimentos em Solana

Oficialmente lançada em 2020, a blockchain Solana é usada para criação de contratos inteligentes. Esta rede foi desenvolvida como uma solução para a necessidade de uma rede escalável de primeira camada no mundo blockchain, com uma abordagem eficiente para validação de transações, tornando seu uso rápido, econômico e seguro.

Em 2023 a Solana conseguiu atingir 18 milhões de transações diárias médias, apresentando um acréscimo de 415% no número de desenvolvedores ativos nos últimos três anos e dessa forma impulsiona o desenvolvimento de centenas de dApps em diversos setores.

Investimentos em Polygon

Fundada em 2017 por quatro engenheiros de software, a Polygon foi criada com o propósito de solucionar problemas de escalabilidade na rede Ethereum. Ao longo dos anos, o grupo desenvolveu maneiras de conectar diferentes blockchains, concentrando-se no uso da tecnologia ZK-Rollups para diversas conexões e escalas, ao mesmo tempo em que aproveita a infraestrutura de rede Ethereum como um pilar de segurança.

Investimentos em moedas virtuais podem ser uma caminhada emocionante, mas é importante compreender o básico antes de entrar no mundo das moedas digitais. Nunca aposte seu capital em um só investimento. É recomendável a diversificação de investimentos e isso se aplica a todos os investimentos, incluindo criptomoedas.