Veja os benefícios do gengibre para quem treina

Publicado em 03/08/2023, às 10h22
-

Dicas de Treino

Quando pensamos nos benefícios do gengibre, geralmente a primeira coisa que nos vem à mente é o seu poder emagrecedor. Isso porque já é bem difundida a ideia de que ele é um dos alimentos que mais tem ação termogênica, que – de forma bem resumida – se trata do aumento da temperatura corporal, gerando uma aceleração no metabolismo.

LEIA TAMBÉM

Mas não é só isso que o gengibre é capaz de fazer pelo nosso organismo. Além de ser excelente para queimar calorias, ele também pode ser um ótimo aliado nos treinos, especialmente aqueles mais pesados. E é sobre isso que iremos falar no artigo de hoje. Você saberá todos os benefícios de consumir essa raiz milenar de origem asiática e entender quais os motivos para ela ser tão recomendada por nutricionistas. Confira logo abaixo tudo que separamos!

Os benefícios do Gengibre – Entendendo um pouco mais sobre eles

O Gengibre é uma planta da família das Zingiberáceas e seu nome científico é Zingiber officinale. Ele é muito consumido nas regiões asiáticas, como Japão, China e outros países. Aqui no Brasil, o gengibre ainda não é muito comum, já que seu sabor amargo e forte pode ser um pouco exótico demais para  o que o paladar brasileiro está acostumado. Dessa planta o que realmente é consumido é sua raiz, que é tem um gosto bem característico. Usada há milênios, a raiz do gengibre tem poderes incríveis quando o assunto é boa saúde. Tanto que ela foi considerada por muito tempo como um medicamento natural e ainda é até hoje. Há quem prefira optar pelos benefícios do gengibre através de chá para curar uma gripe ao invés de um remédio tradicional.

Mas as novas pesquisas têm indicado que todas as propriedades dessa raiz podem ajudar bastante quem treina pesado e quem está em busca de um crescimento muscular. Alguns dos seus benefícios são excelentes nesse sentido e trazem aquilo que o corpo precisa para se recompor de um treino intenso. Vamos listar os principais deles:

Recuperação Muscular

Para entender melhor como o gengibre pode ajudar na recuperação muscular, basta ter em mente que ele é basicamente um anti-inflamatório natural. Isso acontece por causa de um componente muito característico dessa raiz: o gingerol. Ele traz uma ação bem parecida com a dos remédios tradicionais, causando uma diminuição das dores e desinflamando a região que foi mais atingida pelo excesso de exercícios. Isso resulta na possibilidade de aumentar a intensidade dos treinos, sem causar problemas secundários, pois os músculos ficarão mais protegidos e menos propenso à fadiga.

Aumento da Massa Muscular

O gengibre é vasodilatador, o que significa que ele faz com que haja maior fluxo sanguíneo correndo até os músculos, ajudando no crescimento de forma totalmente natural, sem que seja necessário o uso de qualquer medicamento pra isso. De forma geral, esse tipo de ação da raiz foi conhecida recentemente, em pesquisas com atletas nos Estados Unidos. Notou-se uma melhora nos treinos e um aumento da massa muscular, comparado ao grupo que não fez uso da planta.

Otimização dos BCAA’s

Os aminoácidos de cadeia ramicada (BCAAs) são essenciais para ajudar o corpo a construir massa muscular e força. Mas para que eles possam agir no organismo, é necessário ter uma ingestão mínima de vitamina B6, que está presente em altas doses no gengibre. Por isso, consumi-lo com frequência ajuda a otimizar a ação desses aminoácidos.

Quantidade diária recomendada de Gengibre

Obviamente, o gengibre é uma raiz forte e não é recomendado utilizar mais do que uma colher por dia – no caso do gengibre em pó. Há também a opção de prepará-lo como chá, ralando um pouco da raiz e fervendo com água. A quantidade média depende muito do quanto seu treino é ou não pesado e se você já faz uso de algum tipo de suplementação. A dica geral é de apostar em um copo de chá a cada 3 dias, não mais do que isso. Se for a opção em pó, mais uma vez lembramos que o ideal é apenas uma colher ao dia, podendo ser misturada em água ou mesmo em alimentos, dependendo do gosto de cada um.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Horóscopo do dia: confira a previsão de 07/11/2024 para os 12 signos 7 receitas com frutos do mar fáceis de fazer 3 dicas para montar o home office em diferentes tamanhos 10 dicas para casais que desejam engravidar