Redação
O Governo de Alagoas e a Fundação Palmares definem conjuntamente a programação para celebrar novembro como o mês da Consciência Negra e, especialmente, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, com o propósito de atribuir ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares o status de patrimônio cultural e histórico global.
LEIA TAMBÉM
A partir disso, a pretensão é inserir definitivamente a Serra da Barriga, em União dos Palmares, como destino turístico cultural, em nível nacional e internacional.
“A Serra da Barriga é um local de importância inestimável para a nossa identidade como povo negro. Queremos que o Governo Federal reconheça sua relevância contínua e mantenha um compromisso firme com a preservação deste santuário. Nossa união para celebrar o mês da Consciência Negra e fortalecer a Serra da Barriga como um espaço de memória e resistência negra internacional é um passo importante para honrar nossa história e inspirar pessoas de todo o mundo”, defende a secretária estadual da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
Embora não pioneira, pois já houve ao longo dos últimos anos tentativas nesse sentido, é uma iniciativa louvável, à qual tomo a liberdade de sugerir que a comemoração do Dia da Consciência Negra seja associada a um evento igualmente relevante e inserido nos anais da História do Brasil: 15 de novembro, data da Proclamação da República.
Como são datas bastante próximas, separadas por um espaço de apenas cinco dias, a proposta é que seja estabelecida uma programação cultural e artística nesse intervalo entre esses eventos, de forma que a partir de um amplo trabalho de divulgação, buscando captar para Alagoas turistas com um perfil voltado para esse tipo de atrativo.
Considerando que União dos Palmares, centro dos festejos do Dia da Consciência Negra, fica a apenas 80 quilômetros de Maceió e que Marechal Deodoro, cidade que concentra as comemorações de 15 de Novembro, por ser a terra natal do proclamador da República, está a 28 quilômetros da Capital, ambos os percursos com rodovias bem conservadas, se tem certamente facilidade e rapidez no deslocamento dos visitantes.
Com um acréscimo a ser oferecido, além dos atrativos culturais: nossas praias, lagoas e a excelente e diversificada gastronomia de que Alagoas dispõe.
LEIA MAIS
Corpo de Bombeiros alerta para riscos no abastecimento de veículos elétricos em garagens no subsolo A pedra no sapato que impede a definição do futuro político do governador Paulo Dantas Casa da Indústria recebe hoje o “1º Workshop Sucroalcooleiro de Alagoas para Descarbonização da Mobilidade” Opinião: “Por que o Brasil bate recorde de recuperações judiciais, mesmo com a economia em crescimento”