Um fato curioso sobre a investidura do presidente do Tribunal de Justiça como governador de Alagoas

Publicado em 14/05/2024, às 09h50

Redação

 

LEIA TAMBÉM

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho Filho, assumiu nesta segunda-feira (13) o cargo de governador do Estado, por conta de licença do governador Paulo Dantas para viagem ao exterior – está participando do World Hydrogen 2024 Summit Exhibition, em Roterdã, na Holanda.

Um fato inusitado é que o pai de Tourinho, José Fernando Lima Souza, que chegou a desembargador pelo quinto constitucional, indicado pela OAB/AL, também foi presidente do Tribunal de Justiça e chegou a assumir como governador do Estado, durante umas das gestões do governador Ronaldo Lessa – hoje vice-governador.

O presidente do Tribunal de Justiça é o quarto na linha de sucessão em caso de vacância do cargo de governador do Estado.

No caso atual, além do impedimento de Paulo Dantas, o vice-governador Ronaldo Lessa (segundo na linha de sucessão) está afastado por licença médica e o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Vítor (terceiro na linha de sucessão), também se ausentou do Estado.

“Esse gesto para com o Poder Judiciário é fruto da harmonia que deve sempre existir, da boa harmonia entre os poderes”, explica Fernando Tourinho Filho, que fica até domingo (19) à frente do governo do Estado.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de Bombeiros alerta para riscos no abastecimento de veículos elétricos em garagens no subsolo A pedra no sapato que impede a definição do futuro político do governador Paulo Dantas Casa da Indústria recebe hoje o “1º Workshop Sucroalcooleiro de Alagoas para Descarbonização da Mobilidade” Opinião: “Por que o Brasil bate recorde de recuperações judiciais, mesmo com a economia em crescimento”