Tribunal de Justiça de Alagoas pagou cerca de R$ 350 milhões em precatórios em 2023

Publicado em 25/12/2023, às 07h29

Redação

O Tribunal de Justiça de Alagoas efetuou no decorrer de 2023 o pagamento de R$ 349.574.408,75 em precatórios, beneficiando diretamente a 2.883 pessoas, no primeiro ano de gestão do desembargador Fernando Tourinho, maior volume desde desde 2018.

LEIA TAMBÉM

Precatórios são requisições de pagamento expedidas pelo Judiciário para cobrar de municípios, Estados ou da União, assim como de autarquias e fundações, valores devidos após condenação judicial definitiva.

“Neste ano demos uma alavancada gigante na área de precatórios. Fiquei muito feliz com o desempenho do setor e vamos buscar melhorar cada vez mais esse trabalho”, disse Tourinho, presidente do TJAL.

Segundo Rafael Casado, juiz auxiliar da Presidência, que dirige o Comitê Gestor de Precatórios do tribunal, o resultado alcançado é fruto de gestão, monitoramento, empenho dos servidores da Diretoria de Precatórios e da cooperação dos entes devedores quanto aos pagamentos.

“Fazemos um trabalho de acompanhamento mensal, de intimação dos entes para pagamento. Se não houver o devido pagamento, efetuamos bloqueios, fazemos penhoras on-line das contas dos municípios para garantir a efetividade da justiça, que é o pagamento das condenações contra a Fazenda Pública”, explica.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de Bombeiros alerta para riscos no abastecimento de veículos elétricos em garagens no subsolo A pedra no sapato que impede a definição do futuro político do governador Paulo Dantas Casa da Indústria recebe hoje o “1º Workshop Sucroalcooleiro de Alagoas para Descarbonização da Mobilidade” Opinião: “Por que o Brasil bate recorde de recuperações judiciais, mesmo com a economia em crescimento”