Deisy Nascimento
Quem tem um cãozinho já deve ter percebido que vez ou outra seu doguinho lambe as patas. Aqui no blog Meu Bichinho vamos falar quando é que o tutor deve se preocupar.
LEIA TAMBÉM
Para esta atitude canina, há uma explicação simples, eles estão tentando coçar um local onde está de alguma forma causando incômodo. Ainda assim, lamber ou morder as patas pode ter inúmeras explicações.
Bom, um aviso para os tutores, um coceirinha de leve e não recorrente não é motivo para preocupação. Um cãozinho que está lambendo a patinha não precisa ser levado ao médico veterinário às pressas, mas os pais precisam ter bastante atenção.
O problema é quando o pet passa o dia inteiro se coçando e causa ferimento na pele. Caso a conduta surja repentina e intensamente por longos momentos, pode ser motivo de preocupação. Você conhece bem o seu pet, então preste atenção no que pode ter gerado essa coceira. Olhe bem as patinhas, entre os dedos e leve ao médico veterinário da sua confiança. Confira abaixo as motivações que levam o cãozinho a coçar as patinhas.
Causas físicas:
Alergias
Fungos
Carrapato/pulga
Dores
Emocionais:
Ansiedade
Tédio
Compulsão
Depressão
LEIA MAIS
De quanto em quanto tempo o cão e o gato podem tomar banho? Programa de Apoio aos Animais promove Feira de Adoção Você sabia que dormir com um cão pode trazer vários benefícios? Quais os cheiros que os cães não suportam?