Série B: CSA sofre virada no fim e é rebaixado; CRB se despede com derrota em casa

Publicado em 07/11/2022, às 09h14
Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia; Thomás Santos/Staff Images/Cruzeiro -

Gabriel Amorim*

O Campeonato Brasileiro da Série B chegou ao fim na noite desse domingo (06). Os resultados da última rodada levaram ao rebaixamento do CSA, que após perder para o Cruzeiro, vai disputar a Série C em 2023. Já o CRB encerrou a participação na competição com derrota para o Bahia.

LEIA TAMBÉM

O Azulão entrou em campo na luta pela sobrevivência contra a Raposa, fora de casa, no Estádio Mineirão. O clube alagoano vencia por 2 a 1, quando levou a virada no final do jogo. O placar de 3 a 2 levou o time marujo à terceira divisão.

Já o Galo jogou em casa, no Estádio Rei Pelé, apenas para cumprir tabela contra o Bahia. A derrota para o clube baiano por 2 a 1 garantiu o acesso do Tricolor da Boa Terra para a elite do futebol brasileiro. 

NO MINEIRÃO - Para o Cruzeiro, que já tinha garantido o acesso e o título da competição de forma antecipada, a partida contra o CSA foi escolhida para entrega da taça. Com um nó na garganta desde o episódio "Fala, Zezé", há três anos, quando perdeu para o time alagoano na luta contra o rebaixamento para a Série B, a Raposa não havia conseguido vencer os nordestinos desde então. 

Mesmo com a festa da torcida, o time comandado por Pezzolano viu o adversário sair na frente logo no início do jogo. Com um belo chute de fora da área, o meia Lourenço marcou para o CSA, aos 21 minutos do primeiro tempo. No entanto, não demorou muito para o Cruzeiro reagir. Ainda na primeira etapa, Geovane Jesus subiu mais que todo mundo no escanteio e empatou de cabeça para o time mineiro.

Na volta do intervalo, o time alagoano ainda chegou a estar na frente em mais um momento do jogo, quando Lucas Barcelos marcou. Entretanto, a Raposa conseguiu a virada do placar com Rômulo e Luvannor.

Com a derrota, além da vitória do Novorizontino em cima do Operário, o CSA foi rebaixado para a Série C, seis anos após a última passagem da equipe, a qual, na época, se consagrou campeã. O clube terminou na 17º colocação, com 42 pontos ganhos. Já o Cruzeiro retorna para a Série A depois de 1064 dias de espera.

NO REI PELÉ - O Bahia veio para Maceió com a missão de garantir o acesso à elite. Com o gramado do Rei Pelé completamente encharcado e enfrentando um CRB que não almejava mais nada da competição, uma multidão baiana acompanhou o clube para a decisão.

No primeiro tempo, o Bahia saiu na frente do placar. Em escanteio, o goleiro Vitor Caetano, do CRB, afastou a bola, que caiu nos pés de Daniel e chutou rasteiro para o fundo do gol.

Já na etapa final, o Galo conseguiu o empate aos cinco minutos. Emerson Negueba chutou fraco, mas o suficiente para entrar no canto direito de Mateus Claus. Aos 17 minutos, o zagueiro Diego Ivo (CRB) foi expulso após uma falta em cima de Caio Vidal e complicou a vida do CRB. 

No final do jogo, Anselso Ramon deu um carrinho para aliviar a bola dentro da área, mas atingiu André por trás. O árbitro marcou o pênalti e expulsou o atacante do time alagoano. Na cobrança, o meia Lucas Mugni chutou forte e deslocou o goleiro.

Com a vitória, o Bahia retorna para a Série A do Campeonato Brasileiro, após ficar na 3º posição, com 62 pontos. Já o CRB permaneceu na competição, na 11º colocação, com 50 pontos.

*Estagiário sob supervisão

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Torcedores do Peñarol soltos terão que declarar residência fixa no Brasil Torcedor que comprou cabeça de porco tenta evitar punição ao Corinthians CSA anuncia contratação do goleiro Gabriel Felix, ex-Londrina Série B: veja as chances de acesso e riscos de queda após 35ª rodada