Redação
Construído há 50 anos, o chamado Mercado da Produção, principal espaço público de comercialização de alimentos em Maceió, nunca atendeu às necessidades do público consumidor, a começar do local escolhido para sua implantação – um terreno turfoso, em área de mangue – o que suscitou dúvidas quanto à segurança das instalações.
LEIA TAMBÉM
Quanto às condições de higiene, também nunca atendeu às expectativas da população, especialmente em períodos de chuvas, como o que está se iniciando, que leva ao ambiente uma condição de alta insalubridade.
Promessas foram feitas, projetos foram anunciados, recursos foram prometidos, mas na prática nenhuma gestão municipal conseguiu viabilizar nada de concreto, a não ser intervenções pequenas que nunca justificaram nem mesmo a denominação de reforma.
Mais um compromisso está sendo assumido, agora pelo prefeito João Henrique Caldas (PL), a partir de investimentos em parceria com o Fonplata – Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata.
“O Mercado será um símbolo que eu tenho certeza daqui a 10 ou 20 anos vamos voltar aqui e poder nos orgulhar. Este é um esforço coletivo para a concretização desse projeto histórico”, disse JHC, ao anunciar operação de crédito de US$ 40 milhões (cerca de R$ 200 milhões, durante visita a Maceió de dirigentes do Fonplata.
Além de ampliar e modernizar o Mercado da Produção com um novo espaço de 50.000 m², os recursos serão utilizados para obras de infraestrutura em Maceió, especialmente encostas da cidade.
“O Fonplata é uma entidade financeira do Tratado da Bacia do Prata que apoia técnica e financeiramente estudos, projetos, programas, obras e iniciativas que promovam o desenvolvimento e a integração física dos países da Bacia do Prata: Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai”, como informa a assessoria da prefeitura.
Resta torcer, como cidadão, para que o prefeito JHC consiga dar ao Mercado da Produção um nível de dignidade pelo menos próximo ao de outros equipamentos do gênero no Brasil, como os de São Paulo, Minas Gerais e Florianópolis, por exemplo.
LEIA MAIS
Alunos da Uneal cobram melhores condições de ensino Lula defende dobradinha Arthur Lira-Renan Calheiros ao Senado "Teimosia de Lula aumenta dificuldades na política e na economia" É hoje a premiação dos melhores do mercado imobiliário