Eberth Lins
Um ônibus lotado de passageiros ficou sem freio e desceu a Ecovia Norte praticamente desgovernado, nesta segunda-feira (08). Cinco pessoas foram socorridas e encaminhadas a hospitais de referência com escoriações. O ônibus fazia a linha Benedito Bentes/Jatiúca.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), uma das vítimas, um mulher de 46 anos, identificada como Rita da Silva Soares, foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Benedito Bentes com uma provável fratura de punho. O Samu atendeu outras duas vítimas não identificadas que tiveram ferimentos leves e não precisaram ser encaminhadas para unidades de saúde.
O Corpo de Bombeiros também atuou no resgate e os militares fizeram o salvamento de mais quatro feridos. Dois passageiros, sendo um do sexo masculino, de 44 anos, apresentando suspeita de fratura no braço direito, e outro do sexo feminino, apresentando suspeita de fratura na perna direita, foram transportados para a UPA do Jacintinho. As outras vítimas foram conduzidas ao Hospital Geral do Estado (HGE). Uma mulher de 48 anos teve suspeita de fratura na perna direita e um homem de 59 anos apresentou escoriações na cabeça e dores no abdômen.
Em entrevista à TV Pajuçara, o aspirante Oliveira, do Bombeiros, informou que a habilidade do motorista do ônibus foi fundamental para evitar uma tragédia. O motorista, por sua vez, agradeceu a Deus por não ter nenhuma vítima grave. "Felizmente não aconteceu o pior e estamos aqui para contar a história", disse.
Além do Samu e do Bombeiros, esteve no local uma equipe da Polícia Militar. Enquanto recuperavam-se do susto, passageiros reclamaram das condições do veículo e apontaram os pneus que estariam carecas. A empresa de viação Real Alagoas nega a má condição do veículo.
O TNH1 entrou em contato com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e foi informado que as causas do acidente serão apuradas. "A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que as causas do acidente serão devidamente apuradas. O Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) está monitorando e prestando apoio aos usuários que estavam no ônibus da empresa Real Alagoas. Ninguém ficou ferido gravemente. O órgão municipal reforça que as fiscalizações são constantes em terminais e garagens, para garantir a segurança dos passageiros do transporte público da capital", disse o órgão.
Já o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb) negou a informação de que os pneus do ônibus estavam carecas, como dito pelos passageiros; veja: "Em relação ao fato ocorrido na manhã desta segunda-feira (08), a empresa Real Alagoas informa que o veículo envolvido possui cinco anos, está com a manutenção preventiva em dia, e toda sua documentação está regularizada. O ônibus passará por uma avaliação para que as possíveis causas sejam identificadas, e todas as informações serão devidamente repassadas aos órgãos competentes, mas de antemão esclarece que a informação de que os pneus estavam carecas não procede. A Real Alagoas esclarece ainda que irá prestar toda a assistência necessária aos passageiros envolvidos no acidente", trouxe a nota.
LEIA MAIS