Edson Moura
LEIA TAMBÉM
Na tarde da segunda-feira, dia 07 de abril, um dos silos do Moinho Motrisa se rompeu em Maceió. Toneladas de trigo caíram sobre a rua, carros e casas causando grandes prejuízos. O maior deles, a saúde de cinco pessoas atingidas pela avalanche de grãos e concreto. Lojas, casas e pelos menos dez carros também foram danificados.
Os veículos retorcidos deram a dimensão do impacto do acidente. Alguns deles passavam pela avenida no momento do desmoronamento, outros estavam estacionados na calçada do moinho. Muitos foram completamente destruídos e deixaram os donos, que escaparam por pouco, desesperados.
Passado o susto, é hora de pensar sobre o que fazer quando algo inesperado assim acontece com um veículo. Para quem tem o carro no seguro, o prejuízo que fica é só o emocional.
Segundo o corretor de seguros, Djaildo Almeida, a maioria dos seguros cobre esse tipo de caso. “Se a pessoa fizer o seguro que a cobertura é normalmente feita por todos, que é a cobertura compreensiva, vai ter a cobertura para colisão, incêndio, roubo ou furto e tem essa garantia de indenização. E nesse caso específico do moinho, a companhia vai fazer a indenização e posteriormente vai cobrar esse valor dos responsáveis”, explica ele.
Ainda de acordo com o corretor, o tramite para o dono do carro ser indenizado é o mesmo de casos de acidentes de trânsito, por exemplo.
Veículos atingidos por enchentes e danificados por alagamentos também têm a cobertura do seguro. Algumas apólices também cobrem prejuízos causados por outras ações da natureza, como raios e ventos. Isso está garantido por decreto da superintendência de seguros privados, a Susep, que normativa o mercado.
Mas, de acordo com normas do órgão há exceções. Djaildo explica que em casos do carro ser danificado por alagamento em água salgada, tumultos, greves e manifestações na rua, o seguro não cobre. Para ter certeza dos detalhes da cobertura dos eu seguro, é importante conversar com o corretor saber tudo sobre as condições gerais do contrato.
Quem não tem seguro e enfrenta situações dramáticas como essa, vai ter que fazer o caminho que as companhias de seguros vão fazer: buscar o ressarcimento dos prejuízos na Justiça. Por isso que contratar um seguro automotivo é cada vez mais indispensável para donos de carros. Até porque os imprevistos acontecem a todo momento e tomam as formas mais impensadas.
Clique aqui e veja a matéria exibida no Pajuçara Auto
LEIA MAIS