Redação
Com a proposta de criar um espaço de escoamento de produções audiovisuais independentes que geralmente não encontram lugar no circuito local, a segunda edição da marginAL – Mostra Alagoana de Cinema Alternativo chega ao cinema do Centro Cultural Arte Pajuçara nos próximos dias 18 e 25 de setembro, às 18h.
O evento, que tem entrada gratuita, exibirá filmes produzidos com orçamento bastante reduzido, em formatos que fogem dos padrões convencionais. São produções realizadas com a colaboração de amigos, equipamentos acessíveis e muita força de vontade.
Na hora de fazer um filme alternativo com essa proposta, amigos viram atores, roteiristas, diretores, operadores de câmeras e todo mundo se encaixa em uma ou mais funções. A mesma simplicidade acontece com a escolha das locações e o trabalho de direção de arte.
Se não houver equipamento suficiente para a produção, se consegue emprestado. Assim também acontece com figurino, objetos para compor cenas, maquiagem, locações. Quando há a necessidade de comprar algo, a pequena verba, muitas vezes, vem dos próprios realizadores.
Tudo feito por prazer, experiência e vontade de contar histórias sem os protocolos de uma produção cinematográfica convencional, com toda a liberdade que um filme independente pode ter.
Programação
A mostra acontecerá em duas datas separadas, 18 e 25 de setembro, e terá na programação um total de nove filmes, entre curta, média e longa metragens. Um desses filmes é o mini-documentário que leva o mesmo nome da mostra (marginAL) e é resultado da primeira edição e do trabalho de conclusão de dois alunos de jornalismo da Ufal, também organizadores da marginAL.
As sessões começam às 18h e a entrada é gratuita.
Dia 18/09 (sexta-feira)
Zumbification, 2015 (15 min. /Ganapati Pictures)
marginAL, 2013 (18:06 min./Sirva-se Filmes)
Não Entre, 2015 (05:30 min./Ganapati Pictures)
Surf Kaeté, 2015 (37 min./Scoria Filmes)
O Assaltado, 2015 (09:25 min./HD Filmes)
Sinopse, 2014 (06:42 min./Radicais Livres com o apoio do Sesc)
Dia 25/09 (sexta-feira)
Zona Trash, 2014 (1h43/CH Trash Filmes)
Reencarnação, 2014 (01 min./Estúdio Emanar)
Respostas, 2015 (07:16 min./Estúdio Emanar)
Primeira edição
A primeira edição da marginAL aconteceu em março de 2013, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA) e reuniu filmes alternativos dos mais diversos gêneros produzido no estado – que boa parte do público não conhecia. Nesta nova edição, a mostra apresenta produções audiovisuais realizadas nesse espaço de tempo.
A marginAL é uma produção do coletivo de mídia Sirva-se e tem a co-produção do Centro Cultural Arte Pajuçara com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas e do site Audiovisual Alagoas.
Fonte: Assessoria
LEIA MAIS