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Maior investimento da história da TV Globo, o "remake" da novela "Pantanal", de Benedito Ruy Barbosa, pode também se tornar o maior faturamento da dramaturgia da emissora em todos os tempos.
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Especialistas do mercado ouvidos pela coluna desde a semana passada estimam que o faturamento total da novela pode passar dos R$ 600 milhões.
A Globo não comenta ou revela dados específicos de seus gastos e receitas à imprensa ou ao público, exceto na publicação anual de seu balanço.
Como esta coluna antecipou com exclusividade em 2020, a montadora Caoa fechou com a Globo um contrato milionário (porém com valor não revelado) para ser patrocinadora oficial das novelas da casa por um período de 3 anos.
Procurada sobre o assunto, a TV Globo, por meio de sua Central de Comunicação, enviou a seguinte nota à coluna.
"A novela 'Pantanal' tem patrocínio-master da montadora Caoa. Outros anunciantes também poderão marcar presença na trama da novela por meio de ações de conteúdo.
Entre eles já estão confirmadas Casas Bahia, Itaipava, Unilever (com as marcas Dove e Rexona), além da Vivo.
A Globo, além das já mencionadas ações de conteúdo, ainda oferece ao mercado oportunidades multiplataforma envolvendo sua oferta digital e social, espaços para veiculação de breaks ao longo da novela -assim como de projetos específicos de acordo com as necessidades dos clientes."
Faturamento e gasto recordes
Em termos de faturamento, o único programa da Globo que se igualaria ao de "Pantanal" (R$ 600 milhões) seria o "BBB", como revelou o site "Notícias da TV".
A diferença é que a Globo tem de dividir essa fortuna com a Endemol Shine (dona do formato), mas com a novela a emissora só precisa pagar direitos ao autor —algo muito pequeno perto do faturamento.
Porém, nem só de receitas vive a Globo.
A novela também é o maior gasto já feito pelo departamento de dramaturgia.
A estimativa do mercado (não confirmada pela Globo) é que a pré-produção, deslocamento e manutenção de equipamentos de custo milionário, mais filmagens, estada de uma imensa equipe de atores, produtores e técnicos, possa custar no total cerca de R$ 180 milhões —para um total previsto de 216 capítulos.
Mesmo assim sobrariam "humildes" R$ 420 milhões para a emissora da família Marinho e associados.
Nada mal. Nada mal mesmo.
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