Luan Paz
Você com certeza já viu em algum jardim as esferas de argila que à primeira vista lembram pequenas pedras, mas que são super leves! A argila expandida é um dos principais itens de projetos de paisagismo, pois traz algumas vantagens e benefícios às plantas e ao solo. Vamos conhecer agora algumas características que tornam esse produto tão versátil e querido por paisagistas e amantes de plantas.
LEIA TAMBÉM
A argila expandida possui uma estrutura porosa que facilita a drenagem do solo. Isso é especialmente útil em locais onde o armazenamento excessivo de água no solo pode prejudicar o desenvolvimento das plantas, como vasos, canteiros e jardins. O escoamento da água evita o apodrecimento das raízes das plantas. Essa porosidade também ajuda na circulação de ar permitindo que as raízes das plantas respirem e absorvam oxigênio.
A argila também atua como um isolante térmico natural regulando a temperatura do solo, o que facilita manter o solo fresco durante as épocas mais quentes e mais aquecido durante os períodos mais frios. Por serem leves também são usadas em aplicações de telhados verdes.
Além dessas características funcionais, a argila expandida também é valorizada pela sua aparência estética, estando disponível em uma variedade de cores e tamanhos podendo ser usada em projetos de design paisagístico criando efeitos visuais interessantes e completando o visual do jardim!
Como se não bastassem essas qualidades, o material é bastante durável e resistente, sendo capaz de suportar várias condições climáticas, como mudança de temperatura, de umidade e decomposição, além de serem facilmente laváveis mantendo sempre a beleza e harmonia do projeto inicial.
LEIA MAIS
Você sabe o que é topiaria? Conheça quatro tipos raros de orquídeas Por que o caudex da rosa do deserto fica mole? E o que fazer quando isso acontece? Quais os melhores adubos para orquídeas?