“Rust”: três anos após morte no set, filme ganha data de estreia

Publicado em 03/10/2024, às 15h49
Scott Johnson/Yellowstone Film Ranch -

CNN Brasil

O filme “Rust” estreará em um festival de cinema no próximo mês, três anos após a diretora de fotografia Halyna Hutchins ter sido morta em um incidente de tiro no set do faroeste.

LEIA TAMBÉM

A estreia mundial acontecerá no Festival EnergaCAMERIMAGE, na Polônia, em 23 de novembro, com uma mesa redonda com o diretor do filme, Joel Souza, que também foi ferido no incidente, a diretora de fotografia Bianca Cline e Stephen Lighthill, mentor de Hutchins na escola de cinema.

“Os cineastas discutirão os eventos em torno do filme, oferecendo uma visão sobre a continuação da produção após a morte de Halyna. Manter a visão artística de Hutchins, por mais desafiador que tenha sido para toda a equipe, foi muito importante para os cineastas, que esperavam cumprir o dever de concluir seu trabalho”, diz o anúncio da exibição.

Hutchins, de 42 anos, foi morta por uma bala real disparada de uma arma cenográfica manuseada pelo ator e produtor Alec Baldwin. Ele foi acusado de homicídio culposo e declarou-se inocente, mas o caso foi arquivado com prejuízo em julho devido à ocultação de provas pelos promotores.

Hannah Gutierrez Reed, que era a armeira responsável pelas armas no set do filme, foi condenada por homicídio culposo em março. Ela está cumprindo uma pena de 18 meses.

“Rust” gira em torno da história de “um garoto de 13 anos que, após a morte de seus pais em Wyoming nos anos 1880, fica encarregado de cuidar de si mesmo e de seu irmão mais novo. Ele foge com seu avô, de quem estava afastado há muito tempo, depois de ser condenado à forca pelo assassinato acidental de um fazendeiro local”, segundo a sinopse do projeto.

Alec Baldwin não estará presente na exibição, de acordo com o The Hollywood Reporter. A CNN entrou em contato com os representantes de Baldwin para comentar o assunto.

O viúvo de Halyna Hutchins entrou com uma ação por homicídio culposo contra Baldwin e outros envolvidos na produção do filme, chegando a um acordo não revelado no ano passado.

Como parte do acordo, o marido de Hutchins, Matthew Hutchins, foi nomeado produtor executivo de “Rust” quando as filmagens foram retomadas. Os dois eram pais de um filho pequeno.

“A história de Halyna servirá como ponto de partida para uma conversa sobre o papel das mulheres na cinematografia e suas contribuições para a arte do cinema”, disseram os organizadores do festival sobre o evento de estreia. “Outro tópico importante da discussão será a segurança no set.”

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Sequência de Moana é a grande estreia da semana nos cinemas; veja programação Em cerimônia na Europa, jovem alagoano recebe prêmio em evento da ONU Diretor de 'Ainda Estou Aqui' é um dos cineastas mais ricos do mundo Academia confirma 'Ainda Estou Aqui' como elegível ao Oscar