TV Pajuçara com TNH1
O crescimento populacional desordenado e a falta de planejamento urbano para a população de baixa renda, são alguns dos fatores que causam a ocupação de áreas de risco como encostas de morros, margens de rios e córregos. Locais que estão mais sujeitos a sofrer com deslizamentos e enchentes.
LEIA TAMBÉM
A previsibilidade dos fenômenos naturais dá aos municípios a chance de se preparar antecipadamente para reduzir os danos, e alguns recursos tecnológicos têm surgido com a intenção de auxiliar nessa tarefa de evitar que eventos sazonais continuem a causar tantos estragos.
Esse é um trabalho que tem sido desenvolvido pela Defesa Civil de Maceió, nas cerca de 500 áreas consideradas de risco, na capital.
Na reportagem especial do Fique Alerta desta sexta-feira, 10, você vai entender como o uso dessas tecnologias é capaz de oferecer monitoramento e análises para localizar áreas de risco e captar modelos climáticos, o que ajuda a prever e evitar desastres naturais e propiciar proteção a eventuais ocorrências.
Os repórteres Maria Maciel e Vasni Soares percorreram algumas comunidades que viveram, durante anos, a iminência de um desastre e hoje estão esperançosos com a implantação de mecanismos de contenção.
O Fique Alerta vai ao ar partir das 11h50, na TV Pajuçara/ Record.
LEIA MAIS