Regra dos cinco segundos para comer comida que cai no chão é mito ou realidade?

Publicado em 29/06/2023, às 16h10
Foto: Reprodução/Freepik -

Extra Online

Provavelmente você já deixou uma comida cair no chão, pensou na regra dos cinco segundos, pegou e comeu, certo? A regra geralmente é associada à diminuição de riscos de ingerir bactérias e outros micro organismos. Mas é verdade em todos os casos? Qual é a contagem de tempo até a contaminação começar?

LEIA TAMBÉM

Segundo o médico Steven Dowshen, um segundo é o suficiente para o alimento ser contaminado. Em uma entrevista sobre saúde infantil, ele contou que o correto é retirar a comida do chão o mais rápido possível. Se sentir dúvida, o ideal é jogar fora. "Um piso que parece sujo geralmente é pior, mas mesmo pisos secos que parecem limpos podem ter bactérias. Alguns germes podem sobreviver no chão por muito tempo", explica.

Um estudo sobre a transmissão da bactéria responsável pela salmonelose, chamada Salmonella, descobriu que a transferência ocorreu "quase imediatamente após o contato". A pesquisa apontou ainda que esse tipo de bactéria pode sobreviver por até quatro semanas em número alto o suficiente para contaminação de qualquer objeto próximo. "O estudo mostra que mesmo tempos de contato muito curtos resultam na transferência de um grande número de bactérias".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

7 receitas fit para fazer no liquidificador Horóscopo do dia: confira a previsão de 30/11/2024 para os 12 signos 7 receitas com grão-de-bico ricas em fibras 5 exercícios de baixa intensidade para manter o corpo ativo