Redação
No próximo dia 1o de outubro acontece, em 78 dos 102 municípios de Alagoas, a eleição para os respectivos Conselhos Tutelares, com utilização de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Maceió e outros 23 municípios terão também essa eleição, mas utilizarão o processo tradicional, com cédulas de papel, porque, por desinteresse, não enviaram em tempo a relação dos candidatos.
LEIA TAMBÉM
Além de ceder s urnas eletrônicas e preparar os equipamentos, a Justiça Eleitoral vai auxiliar no treinamento das pessoas que manusearão as urnas e fornecer o suporte técnico. Os municípios que não irão utilizar urnas eletrônicas poderão solicitar do TRE as urnas de lona.
Os Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente são responsáveis pelo processo e, na opinião do Secretário e Tecnologia e Informação do TRE, Henrique Mero, essa eleição é mais complexa do que os pleitos políticos, porque a Justiça Eleitoral, nesse caso, não tem o controle das informações.
A fiscalização do processo de escolha dos conselheiros tutelares é de responsabilidade dos Promotores da Infância e da Juventude.
LEIA MAIS
Corpo de Bombeiros alerta para riscos no abastecimento de veículos elétricos em garagens no subsolo A pedra no sapato que impede a definição do futuro político do governador Paulo Dantas Casa da Indústria recebe hoje o “1º Workshop Sucroalcooleiro de Alagoas para Descarbonização da Mobilidade” Opinião: “Por que o Brasil bate recorde de recuperações judiciais, mesmo com a economia em crescimento”