Edson Moura
LEIA TAMBÉM
Agora é oficial, as placas dos carros, ônibus, caminhões, motos e dos demais veículos no Brasil terão novo padrão a partir do ano que vem. A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi publicada nesta sexta-feira, 27 de maio, no Diário Oficial da União.
Segundo a resolução, a partir do dia 1º de janeiro de 2017 todos os veículos novos vendidos no Brasil já deverão ser emplacados com as placas de identificação no padrão Mercosul.
Até 2020 o novo modelo será utilizado juntamente com o modelo atual, até a mudança completa de toda a frota.
Como fica?
As três letras e os quatro números continuam, o que muda é o design. A nova placa tem fundo branco com a margem superior azul, contendo ao lado esquerdo o logotipo do Mercosul, ao lado direito a bandeira do Brasil e, ao centro, o nome do país.
Tá lá, bem pequeno…
No novo modelo nem o nome da cidade, nem do estado estarão mais tão visíveis. Ao lado haverá espaço para a Bandeira do Estado e o brasão da cidade de origem.
Mudança nas cores também
A categoria dos veículos será indicada pela cor das letras e números: particular (preta), comercial/aprendizagem (vermelha), oficial (azul), experiência (verde), diplomático (dourado) e colecionador (prateado). Será utilizado um filme na cor da categoria dos veículos com inscrições de segurança.
Preços
Com mais detalhes, gravações em 3D e por ser colorida as novas placas devem custar bem mais que as atuais. Os preços não foram ainda divulgados.
E aí você gostou da novidade? Vai facilitar ou atrapalhar? Opine!
LEIA MAIS