Luan Paz
Você já deve ter visto o seu gato ou cachorro comendo alguma folha ou flor, mas você sabia que algumas plantas podem ser tóxicas para os nossos queridos animais de estimação, principalmente as ricas em substâncias como oxalato de cálcio, presente no antúrio e comigo-ninguém-pode. Por isso é importante conhecer quais plantas são tóxicas e garantir a segurança dos nossos amigos e, se você suspeitar que seu animal de estimação ingeriu uma planta tóxica, é fundamental agir rapidamente. Entre em contato com um veterinário imediatamente para obter orientações e assistência adequadas.
LEIA TAMBÉM
Nunca esqueça de manter as plantas tóxicas fora do alcance dos seus animais de estimação e, se necessário, considere substituí-las por plantas seguras e não tóxicas para garantir a segurança e o bem-estar dos seus companheiros peludos. Separamos para você dez plantas tóxicas mais comuns em casas e passeios públicos:
1 – Comigo-ninguém-pode: rica em oxalato de cálcio, que ao ser ingerido pelos animais pode causar sintomas como salivação excessiva, dificuldade em engolir e vômitos, incluindo irritação na boca e garganta.
2 – Espada-de-São-Jorge: é uma planta bastante comum no Brasil em ambientes internos e externos e, embora não seja altamente tóxica, a ingestão da Espada de São Jorge pode causar desconforto gastrointestinal, vômitos e diarreia em cães e gatos.
3 – Lírio-da-paz: os lírios são altamente tóxicos, principalmente para os gatos. Todas as partes da planta, incluindo flores, folhas e até mesmo o pólen, podem causar insuficiência renal aguda, levando a sintomas graves e potencialmente fatais se não tratados rapidamente.
4 – Aloe-vera: ou Babosa em algumas regiões do Brasil e muito conhecida por seus efeitos benéficos para pele, porém o gel interno da aloe vera pode ser tóxico para os animais de estimação, causando desconforto gastrointestinal e diarreia.
5 – Oleandro: também conhecida como espirradeira e muito utilizada em vias e passeios públicos, essa planta ornamental possui folhas e flores altamente tóxicas para cães e gatos. Sua ingestão pode causar problemas cardíacos, náuseas, vômitos, diarreia e até convulsões.
6 – Cróton: planta muito comum, sobretudo no nordeste brasileiro, suas folhas coloridas são tóxicas para cães e gatos. A ingestão pode causar desconforto gastrointestinal, vômitos e diarreia.
7 – Crisântemo: essas flores são frequentemente usadas em arranjos florais, mas são tóxicas para cães e gatos. A ingestão pode levar a sintomas como vômitos, diarreia, salivação excessiva e, em casos graves, problemas cardíacos.
8 – Filodendro: rico em oxalato de cálcio e sua ingestão pode causar irritação na boca, língua e garganta, resultando em salivação excessiva e dificuldade em engolir.
9 – Costela-de-Adão: essa planta é super indicada para ambientes internos e, apesar de não ser altamente tóxica, a ingestão da Costela de Adão pode causar irritação gastrointestinal em cães e gatos, resultando em vômitos e diarreia.
10 – Antúrio: outra planta de ambientes internos, o antúrio contém cristais de oxalato de cálcio que podem causar irritação intensa na boca e garganta dos animais, resultando em sintomas similares ao filodendro e comigo-ninguém-pode quando ingeridos.
LEIA MAIS
Você sabe o que é topiaria? Conheça quatro tipos raros de orquídeas Por que o caudex da rosa do deserto fica mole? E o que fazer quando isso acontece? Quais os melhores adubos para orquídeas?