Opinião de um cientista político: “Na prática, o relator da reforma tributária na Câmara é o próprio presidente Arthur Lira”

Publicado em 29/05/2024, às 07h48

Redação

Presidente da Câmara dos Deputados, o alagoano Arthur Lira (PP/AL) cuida das pautas relevantes, tenta manter uma boa relação com o Executivo, mas acima de tudo leva em conta os interesses dos seus colegas de Legislativo.
Pensa acima de tudo na sua sobrevivência política, que passa necessariamente pela circunstância de deixar como sucessor, em fevereiro de 2025, alguém da sua extrema confiança.
Daí a necessidade de não permitir que os pré-candidatos a lhe suceder saiam da sua sombra, como analisa o cientista político Sílvio Cascione:

Cascione acrescenta:

LEIA TAMBÉM

“Na prática, o relator da reforma tributária é o próprio presidente, Arthur Lira. E ele faz questão de manter-se no centro das negociações para controlar a sua própria sucessão, sem dar brecha para que futuros candidatos, aliados ou adversários, saiam de sua sombra muito antes da hora…

Na prática, será escolhido aquele que demonstrar o maior alinhamento ao próprio Lira – possivelmente Cláudio Cajado, que já cumpriu função parecida como relator do arcabouço fiscal. Enquanto isso, o jogo da sucessão continua com Lira no centro da arena. Nomes alternativos continuam a pipocar, mas o favorito provavelmente será aquele que, com o apoio de Lira, demonstrar aos deputados que manterá a independência da Câmara sem fazer oposição ao governo.”

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de Bombeiros alerta para riscos no abastecimento de veículos elétricos em garagens no subsolo A pedra no sapato que impede a definição do futuro político do governador Paulo Dantas Casa da Indústria recebe hoje o “1º Workshop Sucroalcooleiro de Alagoas para Descarbonização da Mobilidade” Opinião: “Por que o Brasil bate recorde de recuperações judiciais, mesmo com a economia em crescimento”