Luan Paz
Desde as postagens anteriores sobre orquídeas e a baunilha muita gente pergunta, mas como que eu posso ser um orquidófilo? O que eu preciso saber para iniciar meu cultivo? Por isso eu fui atrás de uma especialista no cultivo dessas flores belíssimas, Sônia Teles responsável pelo Orquidário Sergipe. E se você ainda tiver alguma dúvida pode deixar nos comentários.
LEIA TAMBÉM
Sônia Teles se tornou orquidófila com ajuda do irmão que também é especialista e amante das orquídeas na cidade de Brasília e a incentivou bastante a fazer eventos, feiras, mostras e exposições de orquídeas, inicialmente como participante e, posteriormente monto o Orquidário Sergipe, um espaço com oficinas de cultivo e comercialização de produtos para as plantas. Ela garante que ser orquidófila é a maior gratidão que tem até hoje e cultivas orquídeas é algo que só sente quem pratica, e quando inicia não consegue mais parar, além de fazer muito bem à saúde.
A dica principal para cultivar orquídeas é ser um bom observador. Precisa conhecer as espécies que você quer cultivar ou simplesmente começar cultivando uma Phaleanopsis, que comercialmente é a mais vendida, além de ter conhecimento dos principais fatores de desenvolvimento da planta como: rega, luminosidade, temperatura, adubação e ventilação. Ela diz que as dificuldades não existem, basta você saber qual espécie quer cultivar e seguir exatamente o que ela necessita.
As mais fáceis de cultivar são exatamente as da região que você se encontra, devido às exigências dos fatores de cultivo. Todas são simples de cuidar, e qualquer espaço pode ser utilizado, desde que tenha bastante luminosidade, inclusive em apartamentos.
LEIA MAIS
Você sabe o que é topiaria? Conheça quatro tipos raros de orquídeas Por que o caudex da rosa do deserto fica mole? E o que fazer quando isso acontece? Quais os melhores adubos para orquídeas?