Operação Oceano - série multiplaforma do PSCOM estreia segunda-feira, 22

Publicado em 20/04/2024, às 07h00
-

TNH1 com TV Pajuçara

Você já parou pra pensar na importância que o mar tem na vida dos alagoanos? O turismo que emprega milhares de pessoas, o lazer dos fins de semana, as paisagens de cartão postal. Tudo isso já mostra a importância do oceano. Mas esse gigante, que cobre mais de 70% da superfície do planeta, tem funções pouco conhecidas.

LEIA TAMBÉM

Os repórteres Ivan Lemos e Vasni Soares e a produtora Adriana Leite mergulharam no tema e mostram, a partir de segunda-feira, 22, o que tem de belo e de problemático em nossa costa, banhada pelo oceano atlântico. Em cinco reportagens, a série Operação Oceano, uma produção multiplataforma com o selo Pajuçara Social, que você vai poder acompanhar na TV Pajuçara, no TNH1 e na Rádio Pajuçara FM Maceió. A edição de imagens é de Luciano Aureliano.

Os pescadores e a convivência com a poluição

O mesmo mar instagramável é também a fonte de subsistência de milhares de pescadores. Hoje, a pesca artesanal representa 60% do mercado de frutos do mar no Brasil. Em Maceió, esses pescadores têm um desafio: pescar e conviver com a poluição que vêmd o mar. Ivan Lemos conversou com trabalhadores como "Adilson Mago", um pescador que testemunha diariamente a poluição do mar. 

"O lixo que a gente sai aqui é plástico, pedaço de japonesa, é prato, é bacia, é colchão, é pedaço de microondas, pedaço de geladeira, de fogão. "Eu já peguei um peixe que quando peguei ele, sabe o que tinha dentro? um palito de guaraná. Eu chamei a minha esposa e mostrei: olha pra aqui, oh.  o peixe que a gente come, olha, tem um canudo dentro do intestino", lamenta o pescador.

A partir de segunda-feira, você confere "Operação Oceano" na programação da TV Pajuçara, aqui no TNH1 e conteúdo especial na Rádio Pajuçara. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Expansão da própolis vermelha: 600 mudas de planta serão distribuídas em AL Macaco-prego-galego: saiba como está o animal que foi resgatado em AL Fiscalização flagra área desmatada equivalente a mais de 200 campos de futebol no interior de Alagoas FPI do São Francisco: 167 animais silvestres são soltos no coração da Caatinga