“Obstrução da verdade”: senador acusa ministro da Justiça de ter deletado imagens do 8 de janeiro

Publicado em 30/08/2023, às 15h10 - Atualizado às 15h12

Redação

Texto de Wesley Oliveira:

LEIA TAMBÉM

“O senador Esperidião Amin (PP-SC) defendeu nesta quarta-feira (30) que o fato de o Ministério da Justiça ter deletado as imagens referentes ao 8 de janeiro é uma tentativa de ‘obstrução do conhecimento da verdade’. As gravações foram solicitadas por membros da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro ao Supremo Tribunal Federal (STF).

No entanto, as imagens das laterais, da parte de trás e do lado de dentro do prédio do ministério comandado por Flávio Dino teriam sido apagadas, informou a CNN Brasil. A justificativa da pasta é de que as gravações ficam armazenadas por apenas 15 dias.

‘Eu acho que certamente elas [imagens] foram preservadas e eu gostaria que o condutor deste processo, o ministro Alexandre Morais, se dedicasse atrás desse assunto. Isso é uma obstrução do conhecimento da verdade’, argumentou Esperidião Amin.

A CPMI chegou a solicitar as imagens diretamente para o governo federal. Contudo, o ministro Flávio Dino disse que só poderia fornecer o material com a autorização do STF. O argumento foi que o compartilhamento, ainda que sigiloso, poderia comprometer o andamento das investigações em curso.

Após determinação de Moraes, o ministro da Justiça encaminhou à CPMI o conteúdo de apenas duas câmeras, com foco mais voltado para o exterior do prédio. Estima-se que existam ao menos 30 câmeras no prédio da pasta.”

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de Bombeiros alerta para riscos no abastecimento de veículos elétricos em garagens no subsolo A pedra no sapato que impede a definição do futuro político do governador Paulo Dantas Casa da Indústria recebe hoje o “1º Workshop Sucroalcooleiro de Alagoas para Descarbonização da Mobilidade” Opinião: “Por que o Brasil bate recorde de recuperações judiciais, mesmo com a economia em crescimento”