OAB x Advogados – Os tempos, realmente, são outros no Brasil de hoje em dia

Publicado em 15/09/2023, às 10h53

Redação

Um dos fundamentos básicos da existência da Ordem dos Advogados do Brasil sempre foi, ao longo da sua existência, a defesa intransigente das prerrogativas dos seus filiados.

LEIA TAMBÉM

Foi, mas ao que parece deixou de ser, pelas manifestações (ou omissões) recentes da própria instituição.

De uns anos para cá, por exemplo, é condenável a omissão da OAB em relação a atos arbitrários e ofensivos até à própria Constituição Federal por parte de integrantes de cortes judiciais superiores.

Ministros togados até instauram procedimentos, apuram, prendem, julgam e condenam pessoas sem lhes permitir o preceito básico e universal da ampla defesa, ante um silêncio sepulcral e lastimável da OAB.

Mas ontem a outrora gloriosa OAB foi mais além, ao inverter os papéis: passou oficialmente para a defesa do teoricamente algoz, quando seu presidente nacional, José Alberto Simonett, oficiou à presidente do STF, Rosa Weber, manifestando solidariedade ao criticar a atuação de advogados no julgamento dos atos de 8 de janeiro.

Diz o ofício encaminhado à ministra:

“A Ordem dos Advogados do Brasil, por seu presidente, vem expressar a plena confiança da entidade na atuação do Supremo Tribunal Federal, especialmente quanto a legítima função de guardiã da Constituição e protetora do Estado Democrático de Direito.

Ao tempo em que reitera sua crença na correta condução dos trabalhos por parte de Vossa Excelência e de todos os Ministros componentes do STF, a OAB se solidariza com o Tribunal ante ataques que sofre pela incompreensão do papel da Suprema Corte ao efetuar julgamentos que ferem interesses.

O discurso de ódio não se coaduna com o necessário equilíbrio que deve pautar a atuação dos poderes e de todos em sociedade. O respeito às instituições é fulcral, quanto mais em momentos de crise.”

Os tempos, realmente, são outros no Brasil de hoje em dia.

E viva a “democracia”…

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de Bombeiros alerta para riscos no abastecimento de veículos elétricos em garagens no subsolo A pedra no sapato que impede a definição do futuro político do governador Paulo Dantas Casa da Indústria recebe hoje o “1º Workshop Sucroalcooleiro de Alagoas para Descarbonização da Mobilidade” Opinião: “Por que o Brasil bate recorde de recuperações judiciais, mesmo com a economia em crescimento”