O protagonismo de Alagoas no pedido de impeachment do presidente Lula

Publicado em 20/02/2024, às 14h36 - Atualizado às 14h41

Redação

 

LEIA TAMBÉM

O pedido de impeachment do presidente Lula com base na declaração contra Israel, de autoria da deputada Carla Zambelli (PL-SP), já alcançou mais de 110 assinaturas e está na expectativa de alcançar o número mínimo de assinaturas (171) para ser protocolado na Câmara dos Deputados.

O documento alega que Lula incorreu em crime de responsabilidade, na forma do Artigo 5º da Constituição Federal:

“São crimes de responsabilidade contra a existência política da União: 3 – cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.

Em visita à Etiópia, o presidente Lula classificou como genocida a participação de Israel na Faixa de Gaza e até comparou a ação ao Holocausto patrocinado por Adolf Hitler contra os judeus na Segunda Guerra Mundial.

Da bancada de Alagoas, já subscreveram o pedido de impeachment Alfredo Gaspar (União Brasil) e Delegado Fábio Costa (PP).

Protocolado o pedido, caberá a outro parlamentar de Alagoas, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), dar prosseguimento ao processo ou determinar o arquivamento.

Acatar ou não pedido de impeachment contra o presidente da República é um dos maiores poderes do presidente da Câmara dos Deputados, assim como o direito de assumir a Presidência da República em caso de impedimento do  presidente e do vice.

Alagoas, no presente caso, está assumindo seu protagonismo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de Bombeiros alerta para riscos no abastecimento de veículos elétricos em garagens no subsolo A pedra no sapato que impede a definição do futuro político do governador Paulo Dantas Casa da Indústria recebe hoje o “1º Workshop Sucroalcooleiro de Alagoas para Descarbonização da Mobilidade” Opinião: “Por que o Brasil bate recorde de recuperações judiciais, mesmo com a economia em crescimento”