O curioso caso do prefeito que administra “servindo a dois senhores” e tem se saído muito bem

Publicado em 11/11/2023, às 11h18 - Atualizado às 11h19

Redação

O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, é filiado ao MDB, comandado em Alagoas pelo senador Renan Calheiros, mas tem mantido relacionamento político bastante próximo com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, maior liderança do PP aqui no Estado – seu filho Daniel Barbosa inclusive é deputado federal pelo PP.

LEIA TAMBÉM

Prestes a renovar no próximo ano seu terceiro mandato à frente da prefeitura do segundo maior município alagoano em termos econômicos, Luciano tem conseguido se sair bem politicamente apesar da rivalidade notória entre Renan Calheiros e Arthur Lira.

Não se sabe até quando o prefeito vai conseguir manter essa postura, considerando que ao disputar a reeleição ele deverá (ou deveria) estar vinculado a um grupo político, dentro da máxima de que (também em política) ninguém pode servir a dois senhores.

Se bem que em 2020 o MDB estranhamente recorreu até à justiça para impedir a candidatura de Luciano Barbosa, uma figura tradicional da legenda, e ele conseguiu não apenas reverter como obteve uma vitória consagradora nas urnas.

Em 2022, contrariou de novo o MDB ao apoiar o senador Rodrigo Cunha ao governo, contra a reeleição de Paulo Dantas, e no segundo turno fez de Rodrigo o mais votado em Arapiraca – embora não tenha sido suficiente para tirar Dantas do Palácio República dos Palmares.

E assim, com seu estilo próprio de ser e de administrar, Luciano Barbosa se credencia a obter seu quarto mandato como prefeito de Arapiraca.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de Bombeiros alerta para riscos no abastecimento de veículos elétricos em garagens no subsolo A pedra no sapato que impede a definição do futuro político do governador Paulo Dantas Casa da Indústria recebe hoje o “1º Workshop Sucroalcooleiro de Alagoas para Descarbonização da Mobilidade” Opinião: “Por que o Brasil bate recorde de recuperações judiciais, mesmo com a economia em crescimento”