No Dia dos Povos Indígenas o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas transmite lições de cidadania

Publicado em 19/04/2024, às 15h00 - Atualizado às 15h01

Redação

A data de 19 de abril sempre foi festejada como o Dia do Índio, que, pela linguagem politicamente correta para os tempos atuais, passou a ser o Dia dos Povos Indígenas.

LEIA TAMBÉM

Nomenclaturas à parte, merece registro no transcurso dessa efeméride (fui longe…) o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas para possibilitar cidadania, através do voto, às comunidades indígenas de Alagoas, proposta que tem sido reconhecida e elogiada pelo TSE e por demais tribunais regionais.

Além de atuação presencial itinerante em comunidades indígenas desde o ano passado, com verdadeira catequese através de reuniões e palestras in loco especialmente para jovens e adolescentes, nesta sexta-feira o TRE/AL lançou uma cartilha de orientação que integra o projeto “Meu Título Indígena”.

O conteúdo da cartilha foi produzido pelos servidores José Ribeiro Lins Neto, Flávia Gomes de Barros e Leonardo Santos, coordenadores do projeto “Meu Título Indígena”, com diagramação, fotografias, edição de texto e projeto gráfico da Assessoria de Comunicação do tribunal.

Para o desembargador Alcides Gusmão da Silva, vice-presidente e corregedor da instituição, “a produção de uma cartilha para os povos originários é uma forma de promover a inclusão e a aproximação de todos com a Justiça Eleitoral. Assim ampliamos o sentido da palavra cidadania. Esperamos que a cartilha seja uma ferramenta em defesa do voto livre e consciente”.

Também nesta sexta-feira o TRE/AL instituiu o Comitê Intersetorial para Assuntos Indígenas, por portaria subscrita pelo presidente da instituição, desembargador Klever Rêgo Loureiro, que comemora os resultados das ações junto às comunidades indígenas:
“De junho do ano passado até hoje aumentamos em quase 15 vezes o quantitativo de eleitores indígenas autodeclarados no Estado. Comemoramos, com muita alegria, um aumento que foi de 202 para 2914 eleitores em apenas cinco meses do projeto Meu Título Indígena. A instituição do Comitê Intersetorial só vem chancelar nossa iniciativa cidadã e ampliar o debate com outras instituições”.
O Comitê Intersetorial para assuntos Indígenas será presidido pelo desembargador eleitoral Rodrigo Malta Prata Lima.

 

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de Bombeiros alerta para riscos no abastecimento de veículos elétricos em garagens no subsolo A pedra no sapato que impede a definição do futuro político do governador Paulo Dantas Casa da Indústria recebe hoje o “1º Workshop Sucroalcooleiro de Alagoas para Descarbonização da Mobilidade” Opinião: “Por que o Brasil bate recorde de recuperações judiciais, mesmo com a economia em crescimento”