O Globo
Quando bate aquela sede, a primeira coisa que buscamos é um grande copo d'água. Mas será que essa é a melhor forma mesmo de deixar o corpo hidratado? Segundo a ciência, não.
LEIA TAMBÉM
Um novo estudo da Universidade St Andrews, na Escócia, comparou o nível de hidratação de 13 diferentes bebidas, incluindo refrigerantes, suco de laranja e até bebidas esportivas. E o vencedor, por mais incrível que pareça, foi o leite.
Os pesquisadores avaliaram diversos fatores, como volume ingerido, densidade energética, quantidade de eletrólitos e a presença de agentes diuréticos, e descobriram que bebidas com um pouquinho de açúcar, gordura ou proteína fazem um serviço ainda melhor do que a água para nos manter hidratados por mais tempo.
A explicação para isso é a resposta que o corpo dá às bebidas. Quanto mais você bebe, mais rápido a bebida deixa o estômago e é absorvida pela corrente sanguínea, onde os fluídos corporais são diluídos e você hidratado.
Outro fator que afeta a hidratação está relacionado à composição de nutrientes da bebida. Por exemplo, descobriu-se que o leite é ainda mais hidratante do que a água pura porque contém a lactose (o açúcar do leite), algumas proteínas e um pouco de gordura, que ajudam a retardar o esvaziamento do líquido do estômago e a manter a hidratação por um período mais longo.
O leite também tem sódio, que age como uma esponja e retém a água no corpo, resultando em menos urina produzida.
Então, no próximo dia de calor, considera um copo de leite geladinho para aplacar sua sede.
LEIA MAIS