Folha de São Paulo
O criador dos populares quadrinhos e desenhos animados "Dragon Ball", o japonês Akira Toriyama, faleceu aos 68 anos, anunciaram nesta sexta-feira (8) sua editora e seu estúdio de produção.
LEIA TAMBÉM
"É com profunda tristeza que informamos que o criador de mangá Akira Toriyama faleceu em 1º de março devido a um hematoma subdural agudo", publicou a franquia "Dragon Ball" em sua conta oficial na rede social X, o antigo Twitter.
O comunicado, atribuído à Bird Studio, produtora de Toriyama, explica que o artista faleceu enquanto ainda tinha "vários trabalhos em andamento".
"No entanto, ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte neste mundo. Esperamos que o mundo único criado por Akira Toriyama continue sendo amado por todos por muito tempo", concluiu o comunicado.
O estúdio informou que o funeral já ocorreu, com a presença de família e de poucos amigos próximos, e pediu aos seus seguidores que não enviem flores ou presentes.
"Dragon Ball" é um dos quadrinhos de mangá mais bem-sucedidos e influentes de todos os tempos. De acordo com o site especializado Mangazenkan, vendeu pelo menos 260 milhões de exemplares em todo o mundo.
A história, livremente inspirada em um romance chinês do século XVI, começou a ser publicada em 1984 e desde então se expandiu para várias séries de anime, filmes e videogames.
Seu protagonista é Son Goku, um guerreiro especialista em artes marciais que viaja pelo mundo em busca de esferas mágicas que, quando reunidas, invocam um dragão com o poder de realizar desejos.
Com aliados como Krilin, Vegeta, Piccolo, Ten Shin Han ou seu filho Gohan, Goku luta contra monstros como Freeza ou Cell, que ameaçam o futuro da Terra e do universo.
Nascido em 1955 em Nagoya, no centro do Japão, Toriyama também é autor do quadrinho "Dr. Slump", que também se tornou uma série de televisão.
LEIA MAIS