Assessoria
O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma Mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais. As exibições acontecem em cidades de todo o Brasil, simultaneamente, no dia 28 de Outubro, com entrada franca.
LEIA TAMBÉM
Em Maceió a sessão especial vai acontecer no Galpão 422, em Jaraguá, às 19h30. Além do Galpão, a atividade conta com apoio local do Animal Coletivo e do Caleidoscópio Cube de Cinema.
O evento é realizado nacionalmente pela ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação desde 2004. Em 2019, chegamos a 16ª edição contando com a parceria de realizadores locais, em mais de 150 cidades de todas as regiões do país.
A data foi escolhida porque no dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França. Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou a comemoração do Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. Países como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, também celebram a data.
No Brasil, o evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição dos filmes em locais com realidades diversas. Os mesmos curtas são exibidos em grandes centros, e também em muitas cidades do interior onde não há salas de cinema.
Nesses 16 anos o DIA já teve a honra de exibir curtas de realizadores independentes, estudantes e obras premiadas no Brasil e no exterior, como Guida (Rosana Urbes), Viagem na chuva (Wesley Rodrigues), Dossiê RêBordosa (Cesar Cabral), O projeto do meu pai (Rosaria), Torre (Nádia Mangolini), entre outros.
Ampliar o acesso e fomentar o conhecimento do público em relação ao universo do cinema de animação produzida no Brasil é a missão do DIA. Enfim, mudar a ideia de que animação é algo restrito às crianças. Entretanto, vale reforçar que sempre haverá programação infantil que é também uma maneira de formar público adulto no futuro.
Sobre a ABCA: Percebendo que o cinema de animação brasileiro mergulhava num fértil período de desenvolvimento – graças a um número crescente de profissionais, técnicas, estilos e temas, gerando um volume cada vez maior de filmes de qualidade internacional, e, sentindo a falta de organismos que entendessem e representassem esse universo – um grupo de 29 profissionais, reunindo cinco estados brasileiros (RJ, SP, PB, RS, PR), decidiram fundar, em 22 março de 2003, a ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação.
SERVIÇO:
O quê: O Dia Internacional da Animação (DIA)
Onde e quando: No Galpão 422 (Rua Celso Piatti – Jaraguá)
Entrada franca
Classificação Indicativa:
Mostra Nacional e Mostra Internacional: Não recomendado para menores de 14 anos.
Confira as cidades participantes e horários em: www.diadanimacao.com.br
Mais Informações:
E-mail:contato@abca.org.br/ mnunes00@gmail.com (81) – 999147 - 7934
Redes sociais:
YouTube: youtube.com/user/diadanimacao
Facebook: https://www.facebook.com/diainternacionaldanimacao
Twitter: https://twitter.com/Diadanimacao
Instagram: https://www.instagram.com/diadanimacao/
PROGRAMAÇÃO:
MOSTRA NACIONAL
BOI ARUÁ
Direção: Chico Liberato
Técnica: 2D
Duração do Trecho: 1min20seg
Ano: 1984
Sinopse:
Inspirada no imaginário nordestino, a animação conta a história de um fazendeiro arrogante e egoísta que fica obcecado com a figura misteriosa de um enorme boi negro que, além de zombar dele, parece desafiá-lo. Inúmeras vezes, o fazendeiro tenta capturá-lo, mas falha, fazendo com que se sinta cada vez mais humilhado.
ALMOFADAS DE PENAS
Direção: Joseph Specker Nys
Técnica: Stop Motion / Puppets
Duração: 12min17seg
Ano: 2018
Sinopse:
Logo após sua lua de mel, Alicia contrai uma doença inexplicável, enquanto seu marido Jordão presencia tudo de modo indiferente. Algo oculto a está enlouquecendo. A doença faz a jovem mulher mesclar a realidade com alucinações monstruosas.
LINHA
Direção: Francisco Lira
Técnica: Tradigital (Com uso de rotoscopia)
Duração: 3min12seg
Ano: 2018
Sinopse:
Dois homens de uma mesma comunidade saem para trabalhar e suas vidas se cruzam de uma forma inesperada.
YARI
Direção: Breno Rohr
Técnica: 2D tradicional/digital
Duração: 3min56seg
Ano: 2018
Sinopse:
Após uma emboscada, a guerreira Yari lamenta seu fracasso na proteção de sua amiga. Um espírito malígno aparece para roubar o que sobrou da batalha, e Yari terá que lutar mais uma vez.
POÉTICA DE BARRO
Direção: Giuliana Danza
Técnica: Stop Motion
Duração: 6min12seg
Ano: 2019
Sinopse:
O curta-metragem Poética de Barro, animado em stop motion com argilas do Vale das Viúvas de Maridos Vivos (Jequitinhonha), baseado no trabalho de ceramistas mineiras e com trilha original composta por instrumentos de cerâmica, retrata a saga de uma pequena criatura, que precisa sobreviver às vicissitudes da vida. Se todas as barreiras serão transpostas, apenas assistindo para descobrir.
CONTOS INCONTADOS: CINDERELA
Sinopse:
A história da Cinderela numa versão não contada. Vinhetinha animada voltada para crianças e público em geral.
Direção: Fernando Ferreira Garróz
Técnica: 2D
Duração: 1min25seg
Ano: 2015
VAI VER
Sinopse:
A história da Cinderela numa versão não contada. Vinhetinha animada voltada para crianças e público em geral.
Direção: Diego Souza
Técnica: Digital
Duração: 3min58seg
Ano: 2018
Sinopse:
Longe de casa, um homem decide voltar e se fazer presente.
SANGRO
Direção: Tiago Minamisawa, Bruno H Castro e Guto BR (codireção)
Técnica: 2D tradicional, 2D dgital, Stop Motion
Duração: 7min e 15seg
Ano: 2019
Sinopse:
Inspirado em uma história real, “Sangro” é a confissão intima de uma pessoa que vive com HIV. Turbilhão de sentimentos. As primeiras sensações. Um filme em animação que busca desmistificar questões que sobrevivem até hoje no imaginário social em relação ao vírus.
APNEIA
Direção: Carol Sakura & Walkir Fernandes
Técnica: Stop Motion / Puppets
Duração: 12min17seg
Ano: 2018
Sinopse:
Muriel não sabia nadar, tinha tanto medo. Um medo que ecoava a distância de sua mãe e trazia à tona os pavores e monstros da infância. Mergulhada em si mesma, ela busca agora a voz e o ar que sempre lhe faltou como menina e mulher.
MOSTRA INTERNACIONAL
INVASION VERDE
Direção: Gonzalo Rimoldi
Técnica: 2D
Duração: 12min05seg
Ano: 2018
País: Argentina
Sinopse:
Um fazendeiro enfrenta os resultados abomináveis do abuso de agroquímicos em seus vegetais e a intervenção de grandes forças. A Invasão Verde, curta-metragem de ficção científica com importante carga ambiental, mostra, em tom bem-humorado, os perigos do uso de agroquímicos. É uma escalada delirante de piadas, com frutas e legumes gigantes que dominam o mundo, tudo isso narrado com dinamismo impecável, que faz voar seu voo de 13 minutos.
THE BOY WHO WANTED TO BE A LION
Direção: Alois Di Leo
Técnica: Colour Dolby Digital Hand drawn animation 16:9 2:35 Mask
Duração: 8min25seg
Ano: 2010
País: Reino Unido
Sinopse:
Max é um garoto surdo de sete anos crescendo em 1960. Um dia num passeio da escola eles vão para o zoológico onde ele vê um leão pela primeira vez. Um sentimento começa a crecer dentro dele que mudará a sua vida para sempre.
AHI VIENE EL AVIONCITO
Direção: Nicolás G. Sole a.k.a. PIGRO
Técnica: animação 2d tradicional digital
Duração: 03min45seg
Ano: 2017
País: Argentina
Sinopse:
A avó brinca de aviãozinho na tentativa de fazer com que seu neto coma. Enquanto a criança está envolvida na fantasia, a brincadeira não tem sucesso e acaba tendo consequências inesperadas para os passageiros do avião imaginário.
FUNERAL
Direção: Alejandro Bonilla Rojas
Técnica: 3D
Duração: 6min24seg
Ano: 2014
País: Costa Rica
Sinopse:
Este falso documentário animado apresenta a vida de Billy, Afro e Duck, três jovens que passam seu tempo livre observando acidentes de carro.
PADRE
Direção: Santiago ‘Bou’ Grasso
Técnica: Stop Motion
Duração: 11min50seg
Ano: 2013
País: Argentina
Sinopse:
Todos os dias a filha de um militar idoso cuida de acamado pai. A ditadura chegou a um fim na Argentina, mas não na vida dessa mulher.
LEIA MAIS