Divulgação
Quando o Brasil ainda era um imenso matagal assustador e pouco conhecido e Alagoas nem sequer existia nos registros oficiais, a inquisicão pegou Porto Calvo de surpresa: Fabião Lopes jurava, em depoimento, ter visto, numa conversa na casa de Gomes Martins, homens confessando que a vida dos casados era mais animada que a dos padres.
LEIA TAMBÉM
O Brasil tinha 94 anos de descoberto. Fervia o caldeirão político naquelas terras ainda conhecidas como sul de Pernambuco. Em breve, os holandeses invadiriam Porto Calvo para vingar Calabar e um certo Francisco iria liderar o maior quilombo das Américas.
O novo livro do jornalista Odilon Rios, chamado "Bode pendurado no sino & outras crônicas", mergulha nas muitas histórias de Alagoas. Em 130 páginas, há referências sobre serpente, bruxa, as milícias de Domingos Jorge Velho, o bispo obcecado em mostrar pecados, o governador triste e medíocre que sonhava ter um palácio.
O livro tem prefácio do jornalista Bob Fernandes e apresentação do vice-reitor do Cesmac Douglas Apratto Tenório. A capa é de Fernando Lucas.
Este é o 4o livro do escritor que mostra sua habilidade em contar casos pitorescos. O bode também faz parte da cultura nordestina e brasileira, e representa a força, a inteligência e a adaptabilidade do povo, além da luta pela liberdade, democracia, diversidade e preservação da memória. Uma leitura leve, divertida e instigante.
O livro será lançado no dia 22 de setembro, às 19h30, no Cesmac (auditório João Sampaio), em Maceió. O evento contará com a presença do autor, que autografará os exemplares.
Quem é?
Odilon Rios é um jornalista e escritor alagoano, que se destaca por suas reportagens investigativas, suas crônicas e seus livros sobre a história e a cultura de sua região.
É formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e tem mais de 20 anos de experiência na imprensa escrita, no rádio, na TV e em sites de notícias. Ele já recebeu vários prêmios de jornalismo, como o Esso, o Dom Helder Câmara, o Embratel e o Banco do Brasil, além de passagens pelo portal Terra, jornal O Globo, Gazeta de Alagoas, TV Gazeta.
É editor do site Repórter Nordeste, escreve sobre política para o EXTRA e também assina a coluna Memórias de Alagoas.
É um jornalista que usa sua profissão para informar, denunciar e questionar a realidade que o cerca. Também é um escritor que narra histórias que divertem, emocionam e provocam o leitor. E um cronista que usa sua sensibilidade para retratar o cotidiano com graça e ironia. Ele é um alagoano que usa sua identidade para valorizar sua terra e sua gente. Ele é um brasileiro que usa sua voz para contribuir com sua nação.
É autor dos livros Bastidores da Violência e dos Violentos em Alagoas (em parceria com Ana Cláudia Laurindo), Alagoas, 200 e Alagoas, Poder e Sangue.
LEIA MAIS