Brasil

Jovem é agredida após ser confundida com homem ao usar banheiro feminino

| 12/04/22 - 09h04
Jovem vítima de agressão | Foto: Foto: Reprodução Instagram

A balconista Júlia Mendes, de 21 anos, denunciou na segunda-feira (11), uma abordagem humilhante por parte dos seguranças do metrô de São Paulo. A jovem, que tem cabelos curtos e usava uma camisa polo, teria sido confundida com um homem e foi retirada à força do banheiro feminino. A amiga, que filmou a abordagem, também foi agredida.

“Eu estava sentada no vaso, fazendo xixi, com as calças abaixadas, quando tomei um susto ao ouvir murros na porta. Era um segurança, gritando para eu sair da cabine. Eu comecei a perguntar por que eu tinha que sair e ele só gritava palavras de ordem, mandando eu sair. Quando eu abri a porta, tinha dois seguranças. Um deles viu que eu era uma menina e pediu desculpas. Mas o outro acabou avançando para dentro da cabine quando eu disse que ele estava me constrangendo”, contou.

Por meio de nota, o Metrô afirmou que não compactua com qualquer tipo de ação discriminatória e que o segurança mais exaltado na operação foi afastado. Júlia e os amigos prestaram queixa na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância.

“Essa não é a primeira vez que sofro esse tipo de preconceito, só por usar calça jeans e camiseta. Afinal, o que define uma mulher é a roupa que ela veste?”, lamentou a jovem.