Jogador faz ataque lesbofóbico contra alagoana Marta e namorada: "Vão queimar no inferno"

Publicado em 03/08/2023, às 15h28
Reprodução/Montagem TNH1 -

Ana Cecília Oliveira*

O jogador Morotó Pereira foi afastado do time Rio Branco Atlético Clube após fazer ataques homofóbicos à jogadora Marta, em seu Instagram, nessa quarta-feira, 2. O Rio Branco usou as redes sociais para anunciar a decisão e informar que o departamento jurídico do clube já analisa a situação.

LEIA TAMBÉM

O afastamento do atacante foi decidido após Morotó ter afirmado em suas redes sociais que a jogadora Marta e sua namorada, Carrie Lawrence, “vão queimar no inferno”. O post foi feito após a eliminação da Seleção Brasileira da Copa do Mundo Feminina. Ele apagou as postagens em seguida.

Logo após a repercussão do caso, o time declarou nas redes sociais que repudia veementemente as declarações particulares do atleta e que seu Departamento Jurídico, está analisando a situação de forma emergencial para tomada de ações. 

O jogador usou suas redes para informar que pediu demissão, logo após o time ter o afastado e publicado a nota de repúdio. Ele agradeceu ao time e aos diretores, e afirmou que não irá pedir desculpa pois está convicto em seu posicionamento.   

Veja a nota do Rio Branco:

O Rio Branco Atlético Clube repudia veementemente as declarações particulares feitas de forma exclusivamente pelo atleta Morotó, e ressalta que não compactua com falas e ações homofóbicas. 

Somos um clube que há 110 anos luta contra todo o tipo de preconceito. Temos por princípios a defesa da diversidade e da igualdade. O futebol precisa ser ambiente de acolhimento e respeito, por isso sempre reforçamos nosso posicionamento contra todas as manifestações intolerantes.

Entendemos que o futebol vai muito além das quatro linhas, pois tem o poder de mobilizar as pessoas e transformar vidas, sendo instrumento para fomentar a conscientização sobre os destrutivos impactos da discriminação.

O clube vem estruturando internamente o Núcleo Capa-preta Antidiscriminação (Nucad), que visa criar estratégias e ações para engajar o clube e sua torcida em questões importantes na sociedade brasileira, como a luta contra o preconceito, promovendo transformações sociais por meio do futebol.

O clube comunica o afastamento do atleta e, junto ao seu Departamento Jurídico, está analisando a situação de forma emergencial para tomada de demais ações.

Deixamos também nosso respeito à Marta, maior atleta de futebol feminino de todos os tempos.

*Estagiária sob supervisão

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Torcedores do Peñarol soltos terão que declarar residência fixa no Brasil Torcedor que comprou cabeça de porco tenta evitar punição ao Corinthians CSA anuncia contratação do goleiro Gabriel Felix, ex-Londrina Série B: veja as chances de acesso e riscos de queda após 35ª rodada