Jogador do CSA denuncia ter sido vítima de injúria racial na Série C: "Vai logo, macaco!"

Publicado em 08/05/2023, às 07h15
Morgana Oliveira/Ascom CSA -

TNH1

Um jogador do CSA denunciou ter sido vítima de injúria racial durante a partida contra o Ypiranga, no Estádio Colosso da Lagoa, no Rio Grande do Sul, nesse domingo, 07, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro Série C. O casal suspeito foi identificado ainda nas arquibancadas e detido pela Polícia Militar. A mulher foi apontada como a autora da agressão verbal contra o atleta Tomas Bastos, ainda na primeira etapa do duelo.

LEIA TAMBÉM

Segundo a súmula preenchida pelo árbitro Luiz Augusto Silveira Tisne (CBF/SC), o jogo foi interrompido aos 37 minutos do tempo inicial depois de o jogador Tomas Bastos procurá-lo em campo para comunicar sobre as ofensas vindas das arquibancadas. De acordo com Bastos, ao ir em direção a linha lateral para buscar a bola, a torcedora proferiu as seguintes palavras: "vai logo, macaco!".

Diante da denúncia de injúria racial, o árbitro paralisou momentaneamente o duelo da Terceirona e comunicou o caso ao quarto árbitro Lucas Guimarães Rechatiko Horn (CBF/RS). A Polícia Militar foi acionada e a mulher foi detida, assim como um homem que estava ao lado dela.

“Na metade do primeiro tempo, houve um tumulto nas arquibancadas do estádio, fazendo com que o árbitro chamasse o policiamento. A suspeita, segundo os policiais, era de caso de racismo. No intervalo da partida, um casal chegou…”, mostra trecho da súmula.

Ainda sobre o que foi apurado, houve o registro do Boletim de Ocorrência e o caso deve ser investigado pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul. 

CSA emite nota de repúdio - O CSA se pronunciou no final da manhã desta segunda-feira, 08, e disse lamentar e repudiar o ocorrido. Segundo o clube, "é inadmissível que ainda ocorram fatos desse tipo em 2023, não há espaço para o racismo em nossa sociedade". Veja a publicação abaixo:

"Reiteramos todo o nosso apoio ao atleta Tomas Bastos neste momento e informamos que um Boletim de Ocorrência (BO) foi feito logo após o fim do jogo. O Azulão repudia todo e qualquer ato de preconceito e espera que os responsáveis respondam pelos seus atos", mostra trecho do comunicado.

Ypiranga 1 x 1 CSA - Dentro de campo, os times ficaram no empate em 1 a 1. Os gols da partida foram marcados no segundo tempo, com Tomas Bastos, de falta para o CSA, ainda aos seis minutos, e Erick, para o Ypiranga, deixou tudo igual, oito minutos depois.

Com o resultado, o Azulão somou o primeiro ponto e ficou na 14ª colocação. Já o Ypiranga é o segundo colocado na Série C com quatro pontos.
 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Torcedores do Peñarol soltos terão que declarar residência fixa no Brasil Torcedor que comprou cabeça de porco tenta evitar punição ao Corinthians CSA anuncia contratação do goleiro Gabriel Felix, ex-Londrina Série B: veja as chances de acesso e riscos de queda após 35ª rodada