Mundo

Impacto da violência na economia brasileira ecoa na imprensa estrangeira

Jornal americano The New York Times destaca estudo do governo brasileiro que avalia impacto monetário da violência no país

| 13/06/18 - 19h06
Jose Lucena/Futura Press/Folhapress


“Gasto do Brasil com segurança pública aumentou. Assim como a violência”, é o título de reportagem do jornal americano The New York Times, que traz um estudo conduzido pelo governo brasileiro, no qual se expõe o impacto da violência na economia do país.

No estudo –inédito– realizado pelo Brasil, a Secretaria de Assuntos Estratégicos do governo federal concluiu que a morte dos jovens brasileiros vítimas da violência têm impacto direto na produtividade econômica do país. Para cada jovem de 13 a 25 anos que são assassinados, o país perde cerca de 550.000 reais. No período de 1996 a 2015, essa perda acumulou 450 bilhões de reais.


Publicidade

 Print de matéria no site do New York Times

Print de matéria no site do New York Times (New York Times/Reprodução)


O diário americano destaca que a violência impacta diretamente o produto interno bruto (PIB) brasileiro –em 2015 ela ceifou cerca 4,3% de todo o valor que o país gerou. Apesar de altos investimentos em segurança, as taxas de homicídio não param de crescer no país. Em 2016, o Brasil teve um recorde de 30 homicídios para cada 100.000 habitantes –– contra cinco homicídios para cada 100.000 pessoas nos Estados Unidos, segundo o jornal.

Episódios de violência recentes no Rio de Janeiro são citados na reportagem, como o tiroteio entre policiais e bandidos no Pão de Açúcar, “uma das principais atrações turísticas na cidade”; e os sete corpos encontrados na Praia Vermelha, na Urca. O diário assinala que as taxas de violência cresceram na cidade desde fevereiro, quando o presidente Michel Temer autorizou o uso de forças militares em operações de segurança.