Gengibre azul: surpreenda-se com suas propriedades e vantagens

Publicado em 14/08/2023, às 06h00

Luan Paz

Foto de Bruno Góes

Você já conhece o gengibre azul? Uma planta com propriedades medicinais, nativa do Brasil e, apesar de muito bonita ainda é pouco conhecida. Super fácil de cuidar e benéfica à saúde, hoje vou contar algumas dicas para cultivo e as suas propriedades medicinais.

LEIA TAMBÉM

O gengibre azul, também conhecido como: cana-de-macaco, trapoeraba azul ou marianinha pode atingir até 2 metros, mas é possível controlar seu crescimento, plantando em vasos e realizando podas regulares. Se adaptam bem à todas as regiões do país e preferem ambientes com luz direta e nos locais de meia sombra e um solo bem drenado. Quanto à rega, varia de acordo com as estações do ano, nos períodos mais quentes 2 vezes por semana e durante o inverno e períodos mais frios até o solo estar devidamente seco.

Além de muito bonita, essa planta também é comestível, mas cuidado com os excessos. A sua ingestão pode ser através de chás ou você pode comer na salada. Possui efeitos diuréticos, além de fortalecer a massa óssea e utilizar no tratamento de dores musculares e contusões. Outro ponto benéfico é o uso estético das flores, que possuem propriedades emolientes e deixam sua pele mais hidratada e com boa aparência.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Você sabe o que é topiaria? Conheça quatro tipos raros de orquídeas Por que o caudex da rosa do deserto fica mole? E o que fazer quando isso acontece? Quais os melhores adubos para orquídeas?