Ogol
O fim de semana foi de definições nas séries C e D do Brasileirão, e com o futebol potiguar em destaque. Os finalistas do estadual do Rio Grande do Norte selaram o ano subindo de divisão, e com possibilidade até de "dobradinha" de títulos.
LEIA TAMBÉM
Neste domingo, pela Série D, o América conquistou um feito inédito em sua tradicional história. Depois de vencer em Natal o Pouso Alegre por 2 a 0, o time potiguar segurou os mineiros e sagrou-se campeão com derrota por 1 a 0. Foi o primeiro troféu nacional da equipe.
A subida para a Série C já estava confirmada. O América é o time potiguar que mais vezes atuou na elite nacional - 16 ocasiões - mas está afastado da Série A desde 2007. O título é um alento para o clube, que disputou a Série C pela última vez em 2016 e desde então vinha fracassando no cenário nacional.
Além de América e Pouso Alegre, Amazonas e São Bernardo FC, ambos derrotados nas semifinais, têm acesso garantido para a terceira divisão, que também teve jogos decisivos neste fim de semana.
ABC na final e subidas confirmadas para a segundona
Atual campeão potiguar, o ABC também fez sua parte com louvor na Série C. Com o empate em 0 a 0 com o Figueirense, o time alvinegro confirmou a liderança no grupo C na segunda fase, além da vaga na final da terceira divisão. Os catarinenses perderam a oportunidade de retornar à Série B.
A segunda vaga da chave ficou com o Vitória. O time baiano foi dono de uma recuperação histórica. O Leão chegou a flertar com o rebaixamento para a Série D quando apostou no técnico João Burse para evitar o pior. Acabou por crescer além das expectativas até o empate com o Paysandu, que foi suficiente para o acesso graças ao resultado do Figueira.
No grupo B, a liderança ficou com o Mirassol. Apesar da presença paulista em massa ser padrão na Série B, essa será a primeira vez que o clube do interior avança para a segunda divisão. Quem o seguiu foi o Botafogo de Ribeirão Preto, já mais acostumado ao certame.
A decisão da Série C ainda não tem data divulgada, mas a chance de uma dobradinha potiguar entre os campeões nacionais é real. Ao contrário do América, no entanto, o ABC já tem um título nacional em sua coleção desde 2010, quando foi campeão justamente da terceira divisão.
LEIA MAIS