Fortaleza vence o Corinthians pelo Brasileiro em prévia de decisão na Sul-Americana

Publicado em 15/09/2023, às 08h26
Lucero comemora gol do Fortaleza contra o Corinthians Mateus Lotif | Foto: Fortaleza EC -

Redação

O Fortaleza venceu o Corinthians na prévia da decisão que terão nas próximas semanas pela semifinal da Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira (14), pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, Lucero e Yago Pikachu marcaram para o Leão, e Pedro para o Timão, no 2 a 1 na Arena Castelão, na capital cearense.

LEIA TAMBÉM

Marinho perdeu um pênalti, mas Pikachu definiu a vitória aos 48 minutos do segundo tempo. O Fortaleza se manteve na 8ª colocação, com 35 pontos, enquanto o Corinthians está em 14º, com 26, mas tem um jogo a menos.

Os dois times se enfrentarão três vezes em 19 dias. Além deste pela Série A, serão os dois encontros pela Copa Sul-Americana, e não serão confrontos banais: é semifinal, valendo vaga na decisão da competição continental em jogo único de 28 de outubro.

O jogo desta noite de quinta foi um aperitivo para os compromissos de 26 de setembro, em São Paulo, e 3 de outubro, em Fortaleza.

Três gols no primeiro, mas um não valeu

O Fortaleza de Vojvoda fez o que costuma fazer quando está no Castelão: ficou com a bola no pé, e marcou pressão, no campo do Corinthians, Luxemburgo talvez esperasse isso, por isso um esquema com três zagueiros.

O que Luxa não esperava era o erro na saída de bola de seu time. Gil tentou o passe para Ruan Oliveira, que foi desarmado por Marinho. Já dentro da área, ele tocou para Lucero, que chutou de primeira. A bola desviou e deixou Cássio sem chance de defesa.

Isso foi aos 25 minutos, quando o Fortaleza já martelava o gol de Cássio. O gol tomado fez o Corinthians tentar sair da defesa. Após uma cobrança de escanteio, sete minutos depois de Lucero marcar, Caetano disputou a bola e ela sobrou para Gabriel Moscardo, que chutou na trave. No rebote, de cabeça, Pedro mandou para o gol.

Dois minutos depois, Caio Alexandre deu um passe sensacional a Marinho, que dominou e acertou um chutaço. Golaço, mas anulado. O árbitro foi até o monitor do VAR, à beira do gramado, e entendeu que houve toque no braço do atacante do Fortaleza.

Pênalti perdido, e gol no fim

O Fortaleza continuou insistindo, o Corinthians se defendendo. Nem as mudanças dos treinadores mudaram o panorama da partida. Até os 30 minutos, quando Marinho sofreu pênalti de Matheus Bidu. Thiago Galhardo chegou a pegar a bola para bater, mas Marinho ficou com a missão. E errou. O chute foi torto, para fora.

Aos 48 minutos do segundo tempo, Escobar chegou pela esquerda e cruzou na área. Yago Pikachu dominou, tabelou com Matheus Bidu, e soltou uma bomba, rasteira. Cássio se esticou, mas não conseguiu defender.

Próximos jogos - O Fortaleza enfrenta o São Paulo na próxima quarta-feira (20), no estádio do Morumbi, em São Paulo, às 21h30 (de Brasília), pela 24ª rodada da Série A. Já o Corinthians recebe na segunda-feira (18) o Grêmio, na Neo Química Arena, na capital paulista, em jogo atrasado da 15ª rodada. O confronto começa às 21h (de Brasília).
Fortaleza 2 x 1 Corinthians

Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi (Escobar) e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Zé Welison e Pochettino (Thiago Galhardo); Guilherme (Machuca), Marinho (Yago Pikachu) e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Corinthians: Cássio; Gil, Lucas Veríssimo e Caetano; Léo Maná (Wesley), Gabriel Moscardo (Cantillo), Ruan Oliveira (Matheus Araújo), Giuliano e Matheus Bidu; Pedro (Gustavo Silva) e Yuri Alberto (Romero). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Gols: Lucero (25min1ºT), Yago Pikachu (48min2ºT) para o Fortaleza; Pedro (32min1ºT) para o Corinthians.

Cartões amarelos: Marinho (Fortaleza); Gil (Corinthians).

Público: 32.690 presentes.

Renda: R$ 631.997.

Motivo: 23ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.

Data e horário: 14 de setembro de 2023, às 19h (de Brasília).

Local: Arena Castelão, em Fortaleza.

Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima-PE.

Auxiliares: Luanderson Lima dos Santos-BA e Francisco Chaves Bezerra Júnior-PE.

Árbitro de vídeo: Igor Junio Benevenuto de Oliveira-MG.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Torcedores do Peñarol soltos terão que declarar residência fixa no Brasil Torcedor que comprou cabeça de porco tenta evitar punição ao Corinthians CSA anuncia contratação do goleiro Gabriel Felix, ex-Londrina Série B: veja as chances de acesso e riscos de queda após 35ª rodada