Brasil

Fogo interrompe rave em SP, e centenas de pessoas são atendidas após inalação de fumaça

| 25/08/24 - 15h08
| Foto: Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Cerca de 500 pessoas que estavam em uma rave no Vale das Grutas, em Altinópolis (SP), precisaram passar por atendimento médico por conta da fumaça que invadiu o local após um incêndio de grandes proporções atingir a cidade no sábado (24).

As chamas não chegaram a invadir o espaço, de acordo com a prefeitura, mas foi preciso uma força-tarefa para socorrer quem passou mal. A proximidade do fogo causou pânico e correria.

As pessoas foram acolhidas no Ginásio de Esportes Municipal. Ao g1, a prefeitura informou que tomou conhecimento da situação por volta das 18h30. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil foram deslocadas para o hotel fazenda.

A parte mais crítica dos atendimentos aconteceu entre 19h e 21h, ainda segundo a administração. Cerca de 60 pessoas tiveram de dormir no ginásio, mas na manhã deste domingo (25), todos já tinham sido liberados.

Os incêndios atingem a região de Ribeirão Preto (SP) desde a quinta-feira (22).

No sábado (24), houve registros de casas evacuadas, rodovias bloqueadas, pessoas impossibilitadas de chegar ao destino, sujeitas a condições respiratórias extremas de poluição e assustadas com paisagens desoladoras, aeroporto sem operações, além de picos no fornecimento de energia elétrica e de água.

Ainda segundo a prefeitura, os focos de incêndio na cidade estão controlados.

Incêndios em SP

Em meio a uma estiagem prolongada e calor acima da média, o estado de São Paulo registrou, entre quinta-feira (22) e sexta-feira (23), 2,3 mil focos de incêndio, número sete vezes maior do que o registrado em todo o mês de agosto de 2023.

A reportagem entrou em contato com a organização do evento e também com a administração do hotel fazenda, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Os registros, segundo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), colocam São Paulo no topo da lista de incêndios do país no fim desta semana, muito acima do registrado, por exemplo, por estados da Amazônia Legal. Neste sábado (24), mais de 300 outros focos foram confirmados.

Os números são do Programa BDQueimadas, mantido pelo Inpe, com base em satélites de referência, ou seja, utilizados para a obtenção dos dados que compõem a série histórica e permitem o comparativo entre diferentes períodos.

Os incêndios se concentram principalmente em municípios da região de Ribeirão Preto (SP), de São José do Rio Preto (SP), de Presidente Prudente (SP), São Carlos (SP) e Bauru (SP).

Uma série de ocorrências, sobretudo envolvendo canaviais em chamas e a morte de dois trabalhadores que tentavam combater o fogo nesta sexta em Urupês, levaram o Governo do Estado a criar um gabinete de crise para discutir soluções ao problema.