Festival do Rio começa nesta segunda e deve exibir 100 filmes

Publicado em 09/12/2019, às 23h02
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Agência Brasil

A 21ª edição do Festival do Rio, começa hoje (9) com uma programação de cerca de 100 filmes em diversas salas da cidade. A abertura será na noite desta segunda-feira, no Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, na Cinelândia, centro do Rio. O filme escolhido será Mulheres Adoráveis (Litte Women), de Greta Gerwig. Forte candidato ao Oscar, o filme aguardado traz a transição das irmãs March para a vida adulta sem a presença do pai, que luta na Guerra Civil Americana.

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“Muitos filmes que vão concorrer ao Oscar estão no festival este ano, começando pelo filme de abertura. Na área do cinema brasileiro são 91 filmes. Este ano o Festival faz a 21ª edição e nestes anos exibiu mais de 7 mil filmes, a gente levou cinema para comunidades que nunca tiveram chance de ver filmes. O festival fez e faz um trabalho, que considero extraordinário, na promoção do cinema brasileiro no mundo”, disse Walkiria Barbosa uma das diretoras do festival.

Até o dia 19, o público terá à sua disposição uma agenda que inclui filmes estrangeiros e brasileiros, trabalhos premiados e ainda vai poder votar no melhor da Première Brasil, que é considerada uma das principais vitrines cinematográficas do país. O público vai participar de debates com cineastas, produtores e atores e poderá escolher o melhor filme nas categorias ficção, documentário e curta. Um júri oficial elege o vencedor nas demais categorias.

O público terá ainda como parte da Première Brasil, a Mostra Retratos Musicais criada por causa do crescimento do mercado de documentários voltados para a temática. “A música é muito importante na transformação do homem, na construção audiovisual, na narrativa do filme, então, a gente trabalha forte nisso e há grande interesse do público, haja vista o sucesso do final do ano passado do Bohemian [Rapsody que conta a vida do cantor Freddie Mercury], do filme sobre [o cantor e compositor] Elton John e o com a [cantora, compositora e atriz] Lady Gaga. Mostra que o público está interessado nisso e a gente não podia deixar de atender”

Já a mostra competitiva Novos Rumos é um espaço aberto a diversas linguagens cinematográficas. Serão exibidos nove longas e sete curtas de cineastas estreantes e veteranos. “Este ano tem uma programação incrível de filmes de todos os gêneros, uma programação democrática e com muita qualidade”, completou a diretora.

Risco

Em setembro deste ano, os organizadores do Festival do Rio chegaram a anunciar o risco de cancelamento da edição de 2019, por causa da perda de financiamentos. O festival que costumava ocorrer entre setembro e outubro, atrasou um pouco, mas está de pé, em parte graças a uma vaquinha virtual. Com o financiamento coletivo foram arrecadados R$ 627 mil.

“A gente está muito satisfeito com o que conseguiu fazer, apesar das grandes dificuldades, mas felizmente a sociedade, os empresários do setor, os veículos de comunicação, o público nos apoiou, nos fortaleceu e estamos botando o festival na rua”, comentou.

Modelo

Para Walkiria, a perda de financiamento mostra também a necessidade de repensar o modelo de investimentos neste tipo de evento cultural. “É uma indústria que tem faturamento maior do que outros que pensam ter números elevados, e são, uma indústria que promove o país no mundo”, observou.

Na visão da diretora, hoje a indústria tem uma gestão eficiente na Agência Nacional de Cinema (Ancine). “Nós temos que crescer e vamos crescer. O Brasil precisa do nosso evento, a cidade do Rio de Janeiro precisa do nosso evento. Estamos trabalhando para que as empresas privadas possam estar com a gente, mas olhando para gente como uma oportunidade de negócios”, concluiu.

RioMarket

O RioMarket, é mais uma das atrações. Criado para o reforçar o desenvolvimento da indústria audiovisual, é a área de negócios do Festival do Rio e realiza debates em diversas oficinas para a troca de conhecimento entre profissionais reconhecidos, novos produtores e empresas conceituadas da área. Além de novas oportunidades de negócios, promove a capacitação de profissionais do mercado.

Até domingo (15), os profissionais de cinema e interessados nesta indústria discutirão as tendências no audiovisual brasileiro e poderão fazer parte das rodadas de negócios e das sessões de exibições específicas dos filmes e documentários.

“Quando a gente começou o festival, a gente tinha janelas para exibição do conteúdo audiovisual que era a sala de cinema, a televisão aberta e fechada e o home vídeo. Hoje temos uma diversificação enorme de janelas e elas mudam o modelo de negócios e a forma como o consumidor quer ver o conteúdo. Durante o RioMarket, vamos trabalhar isso, discutindo, por um lado, olhar do consumidor de como ele quer ser impactado e onde quer ver o seu conteúdo, e por outro lado, como que a indústria vai se reformular para este novo mundo”, revelou.

O encontro do público com diretores, atores e produtores da Première Brasil acontecem no Odeon NET Claro – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, Estação NET Rio, e na Cinemateca do MAM.

Salas de exibição

O circuito do Festival do Rio integra os cinemas Odeon NET Claro – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, Estação NET Gávea, Estação NET Ipanema, Estação NET Botafogo, Estação NET Rio, Roxy, Kinoplex São Luiz, Kinoplex Tijuca, Cinemateca do MAM, IMS – Instituto Moreira Salles e Reserva Cultural em Niterói, na região metropolitana do Rio.

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