Cultura

Escritora alagoana lança obra confessional na FLIP 2023

| 22/11/23 - 22h11
| Foto: Divulgação

“Sob a Pele de Maria” é uma obra cuja protagonista conta sua história abordando temas do interesse de todos nós, especialmente as mulheres, pelo compartilhamento de memórias sobre abusos, sexualidade, ausências, maternidade solo, sobrecarga, sanidade mental e ansiedade por uma vida mais plena. Tudo é tratado do ponto de vista desta menina-mulher-autora que transformou suas experiências em autoficção.

“Quando comecei a escrever, gostava de contar histórias que julgava inventadas. Mas descobri a necessidade de me conectar com minhas memórias e percebi que elas estão de certa forma ligadas às vivências de todas as pessoas. Em ‘Sob a Pele de Maria’, cuido de dar voz aos incômodos e sofrimentos das mulheres, mais especificamente”, revela a autora, que se inspira na escrita da Nobel Annie Ernaux e das brasileiras Aline Bei e Monique Malcher, entre outros autores.

O livro passou pela leitura crítica da escritora e professora Michele Fernandes e tem prefácio da premiada autora e PhD em escrita criativa Vanessa Passos. A fase de pré-venda é essencial para que a mensagem da obra ganhe alcance, permitindo o acolhimento compartilhado das memórias universais tratadas na obra, um desejo da autora.

Milena Maria Testa é autora alagoana, perita criminal aposentada e tem pós-graduação em Letras. Colabora com a curadoria da revista Contos de Samsara e é membro do Coletivo Escreviventes. Em 2019, foi premiada pela Academia Alagoana de Letras. Publicou Cúmplices Insones de Noites Insanas, em 2022, e O Coronel e o Mensageiro do Coronavírus, em 2023, além de textos em coletâneas e sites.