"Em Busca da Tronco": filme alagoano filmado com smartphone é exibido no cinema

Publicado em 10/05/2018, às 12h07

Redação

O filme independente e alagoano ‘Em Busca Da Tronco’ conta a história de um padre com Esclerose Lateral Amiotrófica, a ELA, e foi filmado apenas com um smartphone simples pelo cineasta Joaquim Alves. O longa será exibido nesta quinta-feira, 10, às 20h, no Centro Cultural Arte Pajuçara.

LEIA TAMBÉM

A produção foi um desejo realizado de Joaquim que vinha tentando apoio dos governos estadual e federal há anos, mas sem sucesso. Foi então que ele teve a ideia de filmar tudo com o celular. “Meu filme é o pulo do gato, porque já não conseguia mais sobreviver sem fazer um filme. Pensei: tenho uma saída, que era gravar pelas posses que eu tenho. Puxei o celular do bolso e decidi gravar com ele”, conta.

Além de dirigir, ele também interpreta o personagem principal do filme, cujo nome é uma referência às células-tronco do corpo humano. A história é sobre um padre que descobre ser portador de ELA e, para fazer o tratamento, precisa da doação das células de um parente de primeiro grau. O problema é que seus pais foram mortos e sua irmã mora fora do Brasil. Mesmo sem contato com ela, o sacerdote decide viajar para a Europa e encontrá-la.

Apesar das dificuldades financeiras, o filme tem cenas gravadas fora do Brasil. O alagoano viajou a Bruxelas, na Bélgica; Genebra, na Suíça; Viena, na Áustria, e Roma e Veneza, ambas na Itália.

O filme conta com a participação da pianista Selma Brito em um dos papéis, a médica responsável pelo tratamento. Além dela, tem nomes ainda desconhecidos como Waneska Neska, Salete Carvalho, Tânia Veras, Elinete Barbosa, Damiana Sá, Sônia Teixeira, Washington da Anunciação, Jorge Adriani e Pedro Onofre.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Filme ‘Ainda Estou Aqui’ estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta "Megalópolis" e terror sangrento são as estreias do cinema esta semana Filme 'aleatório' que mistura MMA e Jesus Cristo gera polêmica e piadas nas redes Terceiro filme de "Venom" é a grande estreia da semana nos cinemas