Eleição para Conselho Tutelar: balanço da Justiça Eleitoral mostra que apenas uma urna foi trocada

Publicado em 02/10/2023, às 09h11
Fábio Pozzebom / Agência Brasil -

TNH1

A Justiça Eleitoral de Alagoas divulgou um balanço que mostra que somente uma urna precisou ser trocada nas zonas eleitorais do estado. Conforme divulgado, a urna foi substituída ainda no sábado que antecedeu a votação para escolha dos membros do Conselho Tutelar. No domingo, não houveram problemas ou intercorrências.

LEIA TAMBÉM

Foram utilizadas 501 urnas eletrônicas e 367 urnas de lona em todo o processo eleitoral.

Em nota divulgada à imprensa, a Justiça Eleitoral esclarece que sua participação durante o processo se deu apenas com a cessão das urnas. A distribuição dos eleitores, a confecção dos cadernos de votação, a instalação das seções, a convocação dos mesários e a apuração dos votos ficaram sob responsabilidade dos próprios municípios.

Já a preparação das próprias urnas a partir dos arquivos de candidatos, eleitores e seções eleitorais foram feitas pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Leia, abaixo, a nota na íntegra:

A Justiça Eleitoral de Alagoas participou deste processo de escolha dos membros para o Conselho Tutelar apenas com a cessão das urnas eletrônicas e das urnas de lona. A distribuição dos eleitores em seções, a confecção dos cadernos de votação, a instalação das seções, a convocação dos mesários e a apuração dos votos ficaram sob a responsabilidade dos próprios municípios. Os TREs prepararam as urnas eletrônicas a partir dos arquivos de candidatos, eleitores e seções eleitorais definidos pelos próprios municípios. O número de eleitores por seção eleitoral, inclusive, foi dimensionado de acordo com os dados históricos de eleições de Conselhos Tutelares, cuja abstenção chegava a 90%.

Em Alagoas, os arquivos foram preparados, segundo os requisitos técnicos, pela Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência – SECDEF. Os Municípios estabeleceram os requisitos e a SECDEF consolidou as informações e mandou os arquivos para o TRE-AL preparar as urnas eletrônicas.

O TRE-AL manteve plantão técnico em sua sede e nos cartórios eleitorais, com a finalidade de prestar atendimento técnico, caso fossem detectados problemas em urnas eletrônicas. Só foi realizada uma substituição de urna eletrônica, que ocorreu no sábado, véspera da eleição.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Como pagar multa eleitoral? O que fazer para regularizar seu título Prazo para justificar ausência no segundo turno vai até 7 de janeiro Segundo turno teve registro de 102 crimes eleitorais e 42 prisões Ricardo Nunes agradece vitória em São Paulo após campanha polarizada; Boulos destaca recuperação